Read In Your Own Language

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Verdadeira Ação Feminista

Original Publicado Por Elaíze Farias - Jornal A Crítica - Caderno Amazônia - 11/11/2010


A índia Leiciane Costa da Silva (15 anos) da etnia satarê-maué, em sua língua chamada de Atwãma, tornou-se a primeira mulher a participar do Ritual da Tucandeira; cerimônia até então reservada aos meninos que migram da infância para a vida adulta.

As luvas de palha contêm dezenas de formigas Tucandeiras, inseto de cerca de 2 cm, cuja ferroada e injeção de veneno provoca dores lancinantes, e efeitos colaterais imprevisíveis, pelas consequências alergogênicas. São colocadas sobre ambos os ante-braços e mãos do candidato pelo cacique, que decide o tempo de aplicação e a quantidade de repetições do "teste".




Perguntada pela reportagem sobre a razão de se submeter ao teste, Atwãna disse que "queria demonstrar que as mulheres são tão valorosas quanto os homens e que também podem ser guerreiras".

Atwãna é nascida em Barreirinha, mora em Manaus na comunidade Waikiru e cursa a sétima série do ensino fundamental.

Até então, o ritual feminino estava restrito à primeira menstruação, quando a índia fica presa em uma oca isolada por 2 meses e seu corpo passa por lacerações igualmente dolorosas, após o que é tratado com cicatrizantes naturais, como óleos de copaíba e andiroba (árvores nativas), além de aplicação da compressas de mangarataia (gengibre).


Comento:

É mais uma demonstração de que guerreiros de ambos os sexos surgem a cada momento no Brasil; cabe-nos descobrí-los e valorizá-los. Um exemplo desses é louvável e merece todo o destaque. Que sirva de exemplo para todos os homens e mulheres que precisam demonstrar seu caráter e comportamento ético num país povoado de pessoas que apregoam e praticam a "Lei do Gérson", querendo levar vantagem em tudo.

Ah! Só prá lembrar: aqui tem tucandeira prá dar com o pau. façam suas encomendas.

Relevante: Não dei o devido crédito às fotos quando fiz o post. FALHEI.



3 comentários:

Velvet Poison disse...

Que bonito, isso.

As tradições de nossas regiões são expressão máxima da nossa cultura. Adoro!

Ban disse...

na minha opinião, ela é besta.
Ta certo q eu falo isso como pessoa nascida de uma cultura em que mulher nao sofre tanto preconceito...

ta certo q eu falo isso como uma pessoa q nao precisou se mutilar ou ser mordida por centenas de formigas assassinas pra provar alguma coisa...

Eu sou a única mulher num setor de ti, mas nao fiz isso pq quis provar algo de forma feminista. Aconteceu pq é um trabalho q me dei bem...

e sempre fui cercada de amigos homens, sempre estive em profissoes e aulas onde é dominante o sexo masculino. Mas, repito, foi algo q aconteceu, nao é uma luta minha.

enfim...

blog do beto disse...

OLÁ AJURICABA.

INFORME NO SEU BLOG SOBRE AS DERROTAS DOS POLÍTICOS. ME FALE SOBRE ARTHUR VIRGÍLIO (EU ACHO QUE FOI UMA PERDA IMPORTANTE PARA O SEU ESTADO), ESCREVA QUE O MEU BLOG TRANSCREVE CITANDO A SUA FONTE.

ABÇS DO BETO CRITICA.