Read In Your Own Language

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comentando Sobre a Irlanda

Comentando sobre Irlanda, por observar comentários de uma amiga do Twitter @fernandafrota e sua irmã @paulafrota sobre músicas irlandesas:

Por que gosto e admiro o país? No fundo; juro que não sei.

Mas saber de um povo judiado por décadas de guerra civil insana entre católicos e protestantes, que exibiam os mesmos argumentos de fé em suas lutas, ambos os lados querendo no fundo o mesmo que era o reconhecimento de sua soberania em relação a um hipotético Reino Unido (Onde o sol nunca se punha) me parece coisa a se estudar.

Aí pelo meio dos anos 90, aparecem (pelo menos prá mim) os primeiros trinados das Irish Flutes e das rabecas e violinos com o lançamento do filme Highlander. Nomes como Enya e Lorena Mckennit passam a fazer parte de minha discoteca.

Retomo. Pensei que só eu, em minha paixão incontida por todos os tipos de música (claro que algumas por obrigação social), cultivava esses brotos. Engano: quando começava a ouví-las passava a colecionar grandes admiradores delas. Sem falar na admirável e incomparável interpretação de Freddie Mercury and Brian May em Who Want's to Live Forever (http://www.youtube.com/watch?v=UymJaMOEpAs&feature=fvst).

Lê daqui, estuda dali, os Celtas se incorporaram a essa admiração. Ô povo lutador. Inspiraram-me a incrementar meus afazeres pela liberdade e democracia, retornando à época da Escola de Engenharia, com muito mais força.

Juntam-se um CD que me roubaram e nunca mais consegui repor chamado Celtic Magic (tudo de bom), a fenomenal família The Corrs ( http://www.youtube.com/watch?v=f23L7nISg_E&feature=fvst ) e a deliciosa acomodação de tão maravilhosas canções à gaita de fole escocesa e pronto...
Talvez seja essa a razão da admiração. De novo digo: NÃO SEI. mas que é da porra é, Ah isso é.

3 comentários:

marcia1907 disse...

cara,
eu adoro a cultura celta e me arrependo de quando fui à grã-bretanha não ter ido à irlanda.
agora, juro que curtir musica celta nas highlands...

Regina Brasilia disse...

Irlanda, só em filmes. Mas desperta vontade de conhecer. Um dia, quem sabe, talvez, senão...

Ban disse...

own...

fiquei encabulada e encantada! tks.

Sobre o post: eu nem sabia q musica irlandesa agradava tanto... Na realidade, n gosto muito de Enia, mas... eu sou meio chata com modinhas (enia foi moda uma época). A irlanda tem uma magia e musicas q é inconfundível, nao é mesmo? As pessoas de lá tem uma veia musical e mistica q... me encanta!

O filme "once" é de uma chatice sem tamanho, mas tem musicas incriveis, por esse lado, ate recomendo!

Mas tb recomendo esse tipo de música: http://www.youtube.com/watch?v=1-ZbZ8kpIOg
Tradicionalmente Irlandesa.
Bem legal e Mt triste!