Read In Your Own Language

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Nação Yanomami: Lembrando o General Heleno

Via Agência Brasil - Diário do Amazonas 24 h

Brasília - As lideranças indígenas Yanomami e Ye'kuana, de Roraima e do Amazonas, se reúnem de hoje (10) a sexta-feira (12) em Boa Vista, a fim de definir ações para a criação do Território Etnoeducacional Yanomami Ye'kuana (Teeyy).
Promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Educação (MEC), com a participação das secretarias de Educação dos dois estados, a reunião é a segunda etapa das discussões para a criação do Teeyy.
No primeiro encontro, em 30 e 31 de agosto, os indígenas decidiram juntar os Yanomami e Ye'kuana em um só território etnoeducacional, nomearam os componentes da comissão gestora e ficaram de apresentar, na segunda etapa, os diagnósticos de educação de suas aldeias.
========================
Só prá lembrar: há 5 anos atrás o General Augusto Heleno, então Comandante Militar da Amazônia, único comandante na ativa com experiência em combate e ações externas; se manifestou contra a criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, por considerar perigoso implantar uma enorme área de terras em região fronteiriça de alto risco, sem o devido controle das Forças Armadas e da Polícia Federal.
Por isso foi defenestrado e posteriormente exonerado de seu comando, sendo designado para funções burocráticas do exército em Brasília.
Muito bem. Está a caminho a consequência do que ele falou e poucos ouviram.

Um comentário:

Fernanda Frota Almeida disse...

complicado isso, ne?
mas a gente vai poder dizer depois, quando o cpmf voltar, q a gente sabia!
q a gente n votou...

é triste quando algumas pessoas tentam e outras simplesmente n se incomodam em, por algum tipo de interesse particular ou politico, estragar tudo.

muito bom texto.
muito bons olhos!