Read In Your Own Language

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Projeto Amazônia Conectada - Outra Megalomania do PT


Hoje está em Manaus o ministro da defesa, o general da banda Jaquisvagui, para o lançamento espetaculoso do Projeto Amazônia Conectada, cujo objetivo é disponibilizar acesso à internet rápida aos municípios da imensa e isolada região da Hileia Brasileira.
Até aí tudo bem. Conheço muito bem a área e sei do sofrimento e dificuldades com que sobrevivem nossos irmãos ribeirinhos, acossados por todos os tipos de limitação e restrições de condições de vida; bem como é notório que o acesso ao mundo via internet tem mesmo condições de lhes permitir melhorar seus pequenos vilarejos com informação, formação, entretenimento e cultura.
Porém, o projeto, tal qual como concebido, está fadado ao fracasso pela incompetência dos que o imaginaram. Vão colocar nas competentes mãos dos militares que servem na Amazônia um tremendo mico por executar.
O projeto prevê o lançamento de cerca de 8.000 km de cabos de fibra ótica pelo fundo dos rios que cobrem as calhas dos gigantes Rios Negro e Solimões a um custo de 1 Bilhão de Reais; e está sendo executado pela empresa PADTEC, que já lançou cabos semelhantes entre o Brasil e os Estados Unidos por via oceânica. Tecnologia existe e é boa, mas talvez não seja a mais adequada; pelo menos é o que dizem os experts da EMBRATEL que trabalham na região há décadas e operam vários cabos aéreos de Back Bones da internet.
Na opinião deles, a alternativa aérea é mais barata e propiciará um alcance maior que os cabos fluviais permitindo atender além os 62 municípios previstos no projeto, antes do prazo atual (final de 2017); muitas comunidades menores ao longo do trajeto, coisa que o cabo fluvial não permite.
Mas, como tudo do PT é megalomaníaco, os responsáveis fizeram ouvidos de mercado e não discutiram adequadamente o tema, exceto por consultas sobre a avaliação isolada da alternativa com o meio acadêmico, que dominam ideologicamente, sem ouvir vozes dissonantes e de outra visão para a solução.

Um comentário:

Anônimo disse...

A incompetência da EMBRATEL nunca pode ser colocada em voga pois tiveram décadas para resolver o problema, mas como é economicamente inviável para empresa, nunca se importaram com o povo do interior do Amazonas..agora que existe vontade tanto dos militares quanto política a Empresa resolve criticar o projeto que mentirosamente afirmam que seria mais economico por torres e cabos...Criticar é fácil...fazer e colocar a cara a tapa são poucos!