Read In Your Own Language

terça-feira, 14 de julho de 2015

Operação Politeia, A Cidade Perfeita de Platão


Comecemos pelo nome da operação, um desdobramento da gloriosa Operação Lava a Jato: o batismo da PF se baseia no livro “A República” do filósofo grego Platão que a descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção
Na sequência, a icônica Casa da Dinda, de tantas e lamentáveis lembranças, onde existia desde bacanais até rituais satânicos; durante o governo da República da Alagoas, idos do nefasto Fernando Eu Não Sou louco Collor. 
A notória Casa da Dinda, mansão com torneiras de ouro; reformada com dinheiro de contas fantasmas movimentadas pelo falecido tesoureiro da campanha Paulo César Farias, voltou ao cenário político hoje cedo. De lá os agentes federais levaram  alguns automóveis do senador, entre eles um Porsche, uma Ferrari vermelha e uma Lamborghini; uma velha mania de ostentação do Nandinho do Pó.
Junto com os senadores Ciro Nogueira, Fernando Bezerra Coelho e 51 outros arrolados na esculhambação, Collor é um dos que pairam sobre ele provas de envolvimento no petrolão. 
No acordo de delação premiada do bacanudo Alberto Youssef consta que Collor recebia uma babita da BR Distribuidora por conta de um contrato de 300 milhões com uma rede de postos de combustível de São Paulo e que previa a troca de bandeira da rede para a marca BR.
Nando vinha batendo no MP, PF e os outros agentes investigadores há um tempão para levantar uma cortina de fumaça que hoje se dissipou.
Ele e os demais devassados hoje apresentam as mesmas alegações de sempre: estou chocado, estupefato, indignado e por aí vai. Sempre ao lado dos medalhões da advocacia brasileira.
Uma fato interessante a registrar: os mandados nas casas dos senadores foram contestado pela "Polícia Legislativa", um monstrengo criado no congresso para dar legitimidade à milícia à disposição dos presidentes do Senado e da Câmara. Alegavam que a PF não poderia entrar nos apartamentos porque são propriedade do congresso, onde só eles têm jurisdição. Tomanocó....
Além de Brasília, a operação teve desdobramentos em Brasília, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina.
Se vai dar em alguma coisa, só o tempo dirá, mas a ação é marcante e lava a alma de gente de bem.

Nenhum comentário: