Read In Your Own Language

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A UNE Na Esplanada: Vamos Pedir os Boletins

Li no Estado de São Paulo que a UNE está programando uma coisa bem original: Ocupem a Esplanada. Não é legal? Eu acho. Pratcamente ninguém conseguiriam pensar numa coisa tão sensacional, não fosse os iluminados dirigentes e estudantes profissionais da alugada UNE.

Eles estimam que colocarão em torno de 400 pessoas entre 5 e 12 de dezembro próximo, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, mas estrategicamente já dizem que dia final poderá variar um pouco. Aí digo eu: dependendo do estoque de baseados e garrafas de pinga.

Primeiro, acho que a PM/DF, responsável pela segurança da área, deve pedir além das carteiras de identidade das criaturas, uma cópia autenticada dos boletins. Sou caridoso: nota média menor que 5; manda prá casa depois de uma dúzia de bolos.

Arvorando-se das grandes bandeiras da UNE original e autêntica, os sustentados do estado vão apresentar cinco questões ligadas à educação.
Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu (Petropolitano, 26 anos, estudante de Ciências Sociais, vinculado ao PCdoB), o carro-chefe será o aumento do investimento público em educação para níveis de 10% do PIB. Além disso, os "estudantes" querem vincular 50% do Fundo Social do pré-çau ao investimento em educação e no desenvolvimento científico e tecnológico.
Bota aí na lista os manjados "aumento (SIC)" da qualidade do ensino, a aprovação do Estatuto da Juventude e do Plano Nacional de Educação ainda este ano e a regulamentação da meia-entrada para estudantes em todos os eventos, incluindo a Copa de 2014.
Tudo do lado dos outros. E do lado deles? Média mínimas para aprovação mais elevadas? Tempo máximo para conclusão dos cursos limitado a 150% do prazo mínimo? Impedimento de retorno após jubilamento, independente de novo vestibular? Compromisso público da entidade contra a corrupção e roubalheiras em curso no país? Fim dos eventos financiados pelo governo e suas estatais com farta mordomia? Independência das universidades dos opressores movimentos de submissão da real massa estudantil e dos níveis de administração? Aí não né?

Bom... Fora dos boletins, podemos pedir que a PM cheque quem já está realmente de férias e a fonte de comidas, bebidas e otras cositas mas que serão usados pela estudiantina. A Ver...

Nenhum comentário: