Read In Your Own Language

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Petrobras Não Atinge As Metas

Com informações do Estado de São Paulo
Como se fosse alguma novidade, o Estadão publica que a Petrobrás não vai atingir suas metas de produção pelo segundo ano consecutivo. A referência seria produzir 2,1 milhões de barris de petróleo por dia em território nacional, mas vai ter que adiar esse objetivo para depois de 2012 pois a outrora poderosa estatal enfrenta dificuldades com a demora na entrega de equipamentos utilizados nas atividades de exploração e produção, apesar de ter investido mais de R$ 50 bilhões entre janeiro e setembro, a Petrobrás irá produzir o mesmo volume de 2010, não conseguindo atingir nem de perto os R$ quase 85 bilhões previstos.

Sem falar nas paradas não programadas da produção, causadas por inspeções inesperadas da ANP, e ocorrências de incidentes nas unidades.
Os analistas de mercado, e consequentes fontes de informações para os acionistas, o que leva a perdas enormes do valor de mercado da empresa por conta da queda brutal no valor de suas ações nas bolsas de valores do mundo inteiro. "Não é novidade que a companhia divulgue uma meta e não a alcance", diz o analista da SLW Corretora, Erick Scott. "A situação passou a ser recorrente", diz o analista do Banco Geração Futuro, Lucas Brendler.
Em termos futuros, a amostragem do desempenho atual da empresa sinaliza que a meta de produzir quase 5 milhões de barris por dia em 2020, não será alcançada. Do jeito que está, meu sentimento é que não se atinja nem entre 30% e 40% dessa meta."
Sem falar na péssima administração do dia-a-dia da empresa, vergonhosamente aparelhada com sindicalistas de todas as vertentes e que não se entendem, em seus mais diversos níveis hierárquicos e estruturais; relegando a segundo plano as recomendações das cabeças pensantes dos engenheiros do grupo Petrobras.

Há ainda o saque contínuo aos cofres da empresa para promoção de festas de forró e eventos festivos sertanejos no Brasil inteiro, produção de filmes de quinta categoria e shows dos apaninguados do ministério da cultura; entre outros assaltos semelhantes. John Davidson Rockefeller, bilionário do setor do petróleo e fundador da Standard Oil, mãe das hoje conhecidas Sete Irmãs, criadas a partir de seu fracionamento, cunhou a mais famosa das frase sobre este ramo empresarial, ao dizer que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo bem administrada, e o segundo melhor uma empresa de petróleo mal administrada.

Parece que, infelizmente o maior orgulho do povo brasileiro, as empresas que compõem o Grupo Petrobras, foram literalmente destruídas
#OREMOS

Nenhum comentário: