Read In Your Own Language

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Haitianos em Manaus

Haiti, aquele país paupérrimo e tão sofrido, vítima de um devastador terremoto que soterrou o pouco que existia depois de sucessivos governos corruptos e ditatoriais, vem observando seu povo ser achacado pelos coiotes que os enganam e roubam com a promessa de dias melhores no Brasil. Através do Peru, Equador e Bolívia, chegam depois de torturantes viajens de barcos hiper-lotados, caminhões tipo pau-de-arara, botes e duras caminhadas; e ainda pagam coisa de 3.000 dólares por isso.

Especificamente em Manaus, estima-se que existam algo perto de 3.000 cidadãos haitianos "vivendo" em regime de refugiados. Coisa semelhante parece existir no estado vizinho do Acre.

Despreparados profissional e emocionalmente, os haitianos sobrevivem de ações da igreja católica que tenta aos trancos e barrancos dar a estas criaturas um mínimo de qualificação para que possam tentar algum trabalho na construção civil ou outras atividades menos nobres em que possam assimilar alguma forma de ganharem seu sustento. Um risco enorme de trabalhos escravos. De cara já enfrentam problemas em compatibilizar o francês colonial e o criolo, as suas línguas natais, com o português. Fora da ação da igreja, desconheço outras desenvolvidas pelo governo federal. O pobres coitados estão quase à mingua e a situação é dificílima. A encrenca exige imediatamente a interferência dos ministérios da Justiça, Ação Social e das Relações Exteriores, afinal o Brasil mantem forças de Paz por lá e a ação dos coiotes tem que ser combatida. É tráfico humano meeesmo, com famílias inteiras sendo despejadas como animais, incluindo crianças.
Pelo aparato legal em vigor, os haitianos, por serem ilegais, deveriam ser deportados. Mas há que se virar as costas a quem foge da fome e das doenças que impregnam o Haiti? A Polícia Federal vem concedendo vistos de permanência aos haitianos.

Por mais forte que seja o Brasil perante o sofrido Haiti, a absorção de grandes contingentes de mão de obra desqualificada poderá gerar um sentimento de revolta nos brasileiros preteridos em empregos face aos imigrantes. Isso é um perigo enorme e latente.

Urge que as autoridades brasileiras tomem uma posição mais firme quanto ao tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Haiti divide a ilha de Hispaniola no caribe com a República Dominicana.
A diferença entre os dois reflete as escolhas de um povo.