Read In Your Own Language

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem Diz o Que Quer, Ouve o Que Não Quer



Dona deelma chegou com a gota serena nas Orópa. Nem bem botou os pés por lá, já arrebentou com a veia do pescoço tufada que condenava a adoção de medidas de austeridade como única forma de conter a crise econômica nos países da União Européia.
Tá certo que ela tava com margarina, mercadante, miroca belchior e mais uma porrada de ministro turistando por nossa conta; mas foi arrotar muita bacaba dessa vez. E na primeira fala logo.
"Não faz sentido só a adoção de ajustes recessivos". A história nos mostra que a saída da crise somente virá pelo estímulo ao crescimento econômico, por políticas de estabilidade macroeconômicas, conjugadas com políticas sociais de geração de renda e incentivo às empresas", advertiu a governANTA aos europeus.
E ainda disse que a UE pode contar com o Brasil para enfrentar a crise da dívida na região. "A UE pode contar com o Brasil", do ladinho do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Ela pensava que os arroubos de arrogância que faz por aqui, como fez o nove dedos ia impressionar os bobos com mais de 2000 anos de lutas, brigas e guerras nas costas.
Achando que era a dona da cocada preta e que fala pelos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que recentemente se declararam disposto a considerar, se necessário, um apoio, via FMI ou outras instituições financeiras internacionais, para enfrentar os desafios da estabilidade financeira mundial, deelma afirmou ainda que os debates sobre a solução para a crise na região devem envolver também "toda a América do Sul. É por isso que os ministros das Finanças da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) se encontrarão nos próximos dias para coordenar posições comuns. É preciso evitar que a população perca a esperança no futuro, assim demonstra a experiência latino-americana nas décadas passadas".
Mas teve uma hora que o belga Herman Von Rompuy arretou-se com tanta baboseira e tomou a palavra, falando pelos lourinhos dos olhos azuis e a coisa fedeu. Cansado de ouvir a dentuça falar de "recessão produtiva, diminuição do desemprego e desigualdade social", o presidente do Conselho Europeu, disse que "a União Europeia faz muito mais que impor medidas de austeridade a países em dificuldades. Conseguimos a convergência de 17 democracias, 17 economias, e isso não é fácil. Apesar disso, fizemos o que precisávamos fazer, o que achamos correto fazer, mas sabemos que devemos fazer mais".
Dona deelma apressada, pegou o margarina e botou no primeiro avião de volta, com a desculpa de aquietar o wally que por aqui estava berrando pela grana do pré-sal e cobrando providências dela, ameaçando de sacanear a reeleição em 2014.

Bota mais essa vergonha na conta do nosso querido Brasil.

Um comentário:

Sonia disse...

E bota vergonha alheia nesses anos que ainda vêm....cada conto desses é uma conta no colar de pérolas de dona Deelma, que parece vai dar voltas e voltas ao mundo... OMG!!