Read In Your Own Language

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Especulando a Especulação

Com o anúncio da obra da ponte há uns anos atrás, muitos sonhos se formaram naqueles que já tinham sítios e propriedades (produtivas ou de lazer) em ambos os lados da AM-070; Rodovia Manoel Urbano, acesso às cidades de Iranduba, Manacapuru e Novo Ayrão; onde andei passando alguns fins de semana esses anos. Gente que padeceu com a travessia nas balsas e que chegará em seus pedaços de chão mais rápida e mais confortavelmente.
Mas nas últimas vezes, percebi em ambos os lados placas indicando "Propriedade Particular - Fulano de Tal - Não Entre"; ao longo de vários quilômetros. Func, func...Já farejei chuncho do brabo. Compras e outros processos menos ortodóxos de aquisição de terras com certeza devem ter acontecido.
Comenta-se a meia boca que muita gente de destaque na taba "adquiriu" terras a preço de bolo de goma na margem direita do rio (outro lado de Manaus) para implantar a futura "Nova Ponta Negra"; que do lado de cá é a região mais valorizada no ramo imobiliário, onde ficam os condomínios mais luxuosos.
Os programas de estradas vicinais do governo do estado nos últimos 8 anos curiosamente contemplaram as vizinhanças destas áreas.
Hoje o Blog do Ronaldo Tiradentes dá conta que o Diário Oficial do Estado publica um decreto que torna de utilidade pública para fins de desapropriação, uma área de 10 milhões de metros quadrados em Iranduba, onde será implantada a Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (ficou meio repetitivo, mas precisava que constasse assim), cujas instalações se espalham por vários edifícios em Manaus. A área fica na margem direita da rodovia, na saída da ponte Rio Negro e prevê que a indenização se fará pelo valor estimado antes da inauguração da ponte.
A instalação contemplará, além dos edifícios de faculdades da UEA, alojamentos, restaurantes, vila olímpica, e outras facilidades; atuando como vetor de desenvolvimento na região.
Louvável e coerente. Fiquemos de olho prá ver se não vai levar de roldão uma saco de dinheiro pros bolsos de alguém.

Nenhum comentário: