Read In Your Own Language

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DilMapinguari

O Mapinguari seria uma criatura coberta de um longo pêlo vermelho vivendo na Floresta Amazônica. Segundo a lenda, Não tem utilidades nem vícios, matando apenas para comer e se satisfazer. Aparenta uma criatura horrenda, que anda envergada e só se estica quando ataca (qualquer semelhança não é mera coincidência). Entontece suas vítimas com o seu cheiro horrivel para pegar com facilidade com sua boca que se estende do peito até a barriga. Só é vulnerável no umbigo.
Assemelha-se ao Lobisomem ou Caipora de outras regiões do Brasil, só que suas aparições independem de horário do dia, berrando alto, gritos soltos, curtos, horríveis, que deixam suas vítimas atordoadas, sem ação.

Resumida a lenda, voltemos ao dia a dia cróeu desta Taba.

É fato que a área de excessão gerada pela Zona Franca de manaus desde 1967, criou condições para a possibilidade de crescimento da região.
No início apenas um enorme comércio importador, único no Brasil onde se podia "desfrutar" do que havia de mais glamoroso no mundo dos eletro-eletrônicos, onde irmãos de todas as partes do país vinham se abastecer de novidades e até unicidades, criou uma muito falsa impressão de que era apenas uma cidade de contrabandistas apadrinhada pelos militares.

Ledo engano. Calcou-se numa legislação coerente e futurista, a necessidade de que os importadores e os fornecedores fincassem suas bandeiras por estas plagas e aqui implantassem suas fábricas, tornando o atual Polo Industrial de Manaus - PIM; e não mais Zona Franca de manaus - ZFM; um dos maiores produtores mundiais de eletro-eletrônicos, duas rodas, medicamentosos, etc, etc, etc e, gostaria de destacar, o único lugar do sistema solar onde se produz o xarope de Coca Cola fora de Atlanta, em todos os seus ingredientes, exceto claro o pó de pirlimpimpim. A cada ano, recordes de produção, faturamento e exportação são batidos em valores cada vez maiores, permitindo geração real de emprego e renda.

Um dos pilares desse Polo são os produtos "telados": televisores, monitores, celulares, pagers, painéis de controle e.....TABLETS.

Na viagem da governANTA à China, o sinistro merdandante veio com um pacotão em baixo do braço para as fábricas do equipamento se instalarem por plagas tupiniquins. Correu e logo consegui uma das maiores para Jundiaí/SP, já pensando na sua futura campanha para governador (prá mim cravará o terceiro vice, igual ao Vasco). Na sequência, começaram a pipocar dezenas de pleitos para a implantação de outras unidades e a dupla de dotôres deelma/merca se apressaram a mandar uma MP para o congresso, aprovada a c* de calango como sempre, autorizando a que a implantação das unidades se fizesse em qualquer lugar.

Os parlamentares daqui, que quase (e bota quase nisso) todos já são uns bundões genuflexos e submissos em vários temas, cairam de quatro e foram atropelados pela avalanche de votos dos demais estados. Foi um dedo no suspiro (esse blog é de família, senão escreveria outra parte do corpo) da industria de telados. Por pouquinho não se incluia no pacote os celulares, TV's e equipamentos similares. Consegui-se incluir limitação de 10 polegadas ao tamanho da tela, acesso apenas por touch-screen e ausência de controle remoto.

Na mesma balada e ritmo de maratona, corre uma PEC que isenta de impostos a produção de mídia digital (CD's, DVD, BlueRay, etc). Músicos e artistas famosos correm a ligar aos seus parlamentares pedindo aprovação. Isso irá ferir de morte a indústria local do produto. Cerca de 10.000 empregos serão extintos do dia prá noite.

Os parlamentares cheira-calçolas locais estão correndo da sala prá cozinha. Tem apenas um que consegue alguma coisa. O maior feito foi evitar a votação na sessão prevists prá essa semana na Câmara Federal. Mas vai dar mer**.

Mais tarde na inauguração da ponte de R$ 1,3 bilhão, mas que não tem ciclovia, dona deelma deverá entregar o "prometido presente"'que anunciou começo do mês quando aqui esteve prá "lançar" o midiático projeto Bolsa Floresta que vai distribuir 300 contos por semestre aos ribeirinhos. Deverá ser (e depois do evento atualizarei este post com a informação completa) o decreto de prorrogação dos incentivos e a expansão do PIM para a região metropolitana; um pouco de mel na chupeta dos canalhas que a cercarão nos mega-shows planejados.

Pobre de minha tribo, sistematicamente enganada por essa curriola. Fico triste, mas não largo minhas armas nem a pintura de guerra.

Atualização às 11:20 - Não teve surpresa nenhuma. Os presentes foram exatamente os que já citei. Quanto cinismo.

Atualização em 25/10 às 1840 - o jornal A Crítica publicou que muitos políticos (inclusive do PT e da base alugada federal) e empresários consideraram as medidas inócuas se não forem mantidos os pilares da competitividade do modelo. O governador também achou um presente de grego. E mais, a nova ameaça ao polo de duas rodas pela fábrica de motos chinesa em Pernambuco. Não deixem de ler.

Um comentário:

opcao_zili disse...

É esse golpe baixo no PIM que deve ser mostrado, explicado, debulhado para essa turma da fila da baba. Eles não entendem porque não ouvem todas as notícias e não ligam as ações rasteiras do governo. E, principalmente, a subserviência dos parlamentares do estado.
Muito triste, meu amigo.