Read In Your Own Language

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

342 Anos desta Manô dos Mil Contrastes

Hoje é o aniversário de nossa Manaus, a Manô dos Mil Contrastes, como dizia Gil, antigo e falecido colunista social. Cidade bonita, acolhedora e cativantes; cheia de mazelas e problemas comuns às grandes metrópoles, mas querida e admirada pelos seus filhos, nativos ou adotivos.

Nascida com o nome de Lugar da Barra, em 1669, durante a construção da Fortaleza de São José da Barra com o objetivo de conter as invasões dos holandeses e espanhóis, inimigos da Coroa Portuguesa, magestosamente situada na "esquina" dos rios Solimões e Negro, pujante economia; e que já viveu apogeus e quedas de grandeza amazônica, já foi a Paris das Selvas, pelo esplendor que teve durante o ciclo da borracha.
Numa de suas quedas, perdeu importância quando o governo português determinou em 1775 a criação da Capitania de São José do Rio Negro, instalada inicialmente em Mariuá (hoje a cidade de Barcelos), mas em 1804 a sede da Capitania volta a ser transferida para o Lugar da Barra.
Em 1832, o Lugar da Barra é elevado à categoria de Vila, passando a se chamar Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro; até que, em 24 de Outubro de 1848, a Vila da Barra é elevada à categoria de Cidade. Finalmente, em 05 de Setembro de 1856, a Cidade da Barra do Rio Negro, contando com quase 1.300 habitantes, passa a denominar-se Manáos, A Mãe dos Deuses.

Hoje será inaugurada a ponte sobre o Rio Negro. Obra importante, é claro; mas absolutamente prorrogável. Que seja um símbolo de transposição de grandes obstáculos por todos nós que amamos esta cidade.

Com tanto o que fazer, este cacique homenageia sua Taba e afirma que vai sempre lutar por sua melhoria e de sua população guerreira.

Nenhum comentário: