Read In Your Own Language

domingo, 2 de outubro de 2011

Coação Moral Inaceitável



É sabido que os blog vêm se revelando meios alternativos de divulgação e até denúncia de muita bandalheira país afora, uma vez que aos governos e poderosos fica fácil manobrar a "independência" dos grandes veículos por pressões, legítimas ou não. Também existem aqueles que são ao contrário: existem para agir em defesa de interesses excusos e satisfazer necessidades particulares.

Pipocam vários casos de blogs censurados e submetidos a vexames enquanto também proliferam os blogs financiados para puxar o saco ou cheirar calçolas, conforme o sexo do agraciado.

Não vou citar nenhum para não correr o risco de omitir ou deixar alguém de lado.

Aqui em Manaus existe o caso clássico da médica Bianca Abinader (essa moça aí de cima) que recentemente foi punida com 90 dias de suspensão por fazer críticas aos poderosos locais,em destaque ao prefeito Amazonino Mendes, aquele da casa multimilionária às margens do rio Tarumã e da anterior na mesma região geográfica, ambas motivo de reportagem nas principais revistas e telejornais de repercussão nacional. Este caso é longo e antigo, e seus detalhes constam no blog O Caso Bianca Abinader, criado e mantido por pessoas que acompanham sua evolução há tempos e registram em detalhes seu desenlace, com uma das pouquíssimas vias de defesa de moça. Sugiro fortemente que invistam alguns minutos em sua leitura e que passem a acompanhá-lo. O link aqui indicado consta na página Tabas Amigas desta Tribo, como uma forma de manifestar nossa solidariedade à profissional que , se não for a melhor médica do sistema solar, por certo não é a megera, bandida e fascínora que a pintam.

Pois vejam o que li no blog de Meu amigo Gilson Monteiro ... Em plagas marajoaras, a jornalista Franssinete Florenzano, (essa outra moça bonita) servidora concursada e de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, teve de parar de exercer livremente as suas atividades profissionais porque o vereador Gervásio Morgado (PR) exigiu, pelo que se conta por lá, aos gritos, a exoneração da moça do cargo de assessora no Tribunal de Contas do Estado do Pará, para onde está cedida. O nobre edil não gosta das críticas veiculadas no blog dela.

É inaceitável a coação moral e a violência psicológica sofrida pela jornalista paraense, a quem costumo ler, tanto que também consta nas Tabas Amigas.

Franssinete recentemente disse que “Nem preciso lhe dizer que escolhi a minha dignidade e o livre exercício da profissão e de manifestação e expressão como cidadã, como a Constituição me garante. Também avisei que vou desmentir publicamente se aparecer na minha exoneração “a pedido”. Não tive escolha, foi coação moral. Eu teria, veja só, que tirar do ar o blog, o site, e até os meus perfis no twitter e no Facebook! Disse ao conselheiro que sempre fui honesta justamente para que ninguém pudesse me chantagear. Não aceito essa violência e não me submeto a tramóias e conveniências políticas. Estou esperando a qualquer momento minha exoneração. Mas volto para a Alepa de cabeça erguida. A herança da minha filha será o exemplo de trabalho e caráter que deixarei a ela.”

Assim como o Gilson, fiquei indignado com mais esse exemplo de prepotência de um político, igual aos milhares que nesse país se julgam acima do bem e do mal para satisfazer seus instintos bestiais e se locupretarem às custas de nossos impostos.

Para todos os que se manifestam a favor do estado de direito e das defesas mínimas de nossos direitos constitucionais e da liberdade de expressão, não é possível que fiquemos inertes diante de tanta serrergonhice, principalmente aqui por perto de nossa taba. Ou reagimos agora contra esse ambiente de impunidade a que esses inconsequentes e oportunistas fazem ou eles nos engolirão.

6 comentários:

Franssinete Florenzano disse...

Muito obrigada pela solidariedade. Fui exonerada hoje, e soube por amigos que me ligaram quando leram o Diário Oficial. Retorno amanhã à Assembleia Legislativa, de onde sou consultora de carreira.
Prefiro perder o cargo do que perder a vergonha na cara e os meus direitos de cidadã e jornalista.

A Bianca, um abraço fraterno e uma mensagem: coragem! Eles passarão e nós, passarinharemos!

Abraços.

CHUMBOGROSSO disse...

Nós que vivemos e convivemos nos grandes centros, diariamente vemos à esquerda e à direita protestos quanto à restrições à liberdade de expressão.
Vivemos e gozamos de uma liberdade democrática, ao ponto de achar absurdo que isso ainda aconteça nos dias de hoje.
Contudo e infelizmente é nos Estados mais distantes em que isso acontece de forma tão frequente e surda sem que disso desconfiemos.
Não teremos uma "nação democrática" enquanto desde o Pico da Neblina ao Chuí e do Cabo Branco ao Acre o direito de opinião não for respeitado e a restrição a esse direito estiver ao alcance de "qualquer um apoderado".

Bianca Abinader disse...

Obrigada, cacique!

Obrigada pela solidariedade, pelo apoio, pela justiça, mas principalmente: obrigada por AINDA se indignar.

Depois de quase dois nos sofrendo todo tipo de calúnia, perseguição e ataques à mim e minha família, quando conto o que acontece ainda existe quem diga que isso é "normal" porque isso aqui é "Brasil". E depois disso tudo, nada me deixa mais triste que o conformismo e a indiferença.

Sempre cito Luther King quando diz "O que mais me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons". E enquanto os bons ainda se importarem, eu acredito que um dia isso vai acabar.

E desejo força e serenidade à Franssinete pra enfrentar esse tipo de coação imoral. E parabenizar pela coragem e integridade, fico muito feliz de saber que ainda existem pessoas assim. :)

Muito obrigada!

Ajuricaba disse...

Meninas: esta taba aqui é de vocês. Aquela fogueirinha alí em cima é para os convidados. Fiquem à vontade.

Leidyany disse...

Casos como este é muito raro de se ver na mídia, infelizmente. É algo que deixa qualquer pessoa, digna e honesta, com muita raiva. Se falamos a verdade, somos punidos? Isto está errado e não devemos nos calar. É preciso haver a formação de uma nova sociedade, no caso, com carater. Não nos calemos diante disto para que essa formação seja digna e diferente da que temos hoje; mesmo que para isto, sejamos punidos.

Ajuricaba disse...

Bom comentário Leidy. É bom ver jovens como você tão integrados na promoção do que seja uma forma correta de viver.