Claro que eu queria que a obra fosse feita pois o homenageado é meu homônimo, mas precisa? É viável? O presidente da Infraero esteve em Manaus para discutir o início das obras de reforma do aeroporto Eduardo Gomes e já largou uma baboseira daquelas bem ao estilo petralha: Um convênio com o ministério da aeronáutica para reformar e ampliar o aeroporto Ajuricaba, na Ponta Pelada.
A Ponta Pelada hoje é a pista de operações da FAB e dos esquadrões de aviação e helicópteros do exército, dos fuzileiros navais e da Polícia Federal, mas já foi o aeroporto da cidade. Também é alternativa para pouso de aviões menores, embora numa emergência eu mesmo já tenha pousado lá como passageiro de um Airbus.
O que falou a criatura é que a pista deverá ser reformada e ampliada (leia-se fazer outra) para servir como alternativa de pouso ao Eduardo Gomes, já que hoje em dia a alternância de voo é feita para Boa Vista ou Santarém, ambas a distâncias de mais ou menos 1000 km. Pensem em cargueiros do porte de 747 e acima (inclusive o grande Antonov), portanto deve ser uma senhora pista.
O que falou a criatura é que a pista deverá ser reformada e ampliada (leia-se fazer outra) para servir como alternativa de pouso ao Eduardo Gomes, já que hoje em dia a alternância de voo é feita para Boa Vista ou Santarém, ambas a distâncias de mais ou menos 1000 km. Pensem em cargueiros do porte de 747 e acima (inclusive o grande Antonov), portanto deve ser uma senhora pista.
Um pleito bem antigo do estado, inclusive recomendado e referendado pela Associação das Empresas Aeroviárias é que se faça uma segunda pista no Eduardo Gomes, pelo brutal movimento de cargas aéreas no local, ou que as alternativas sejam em voos mais curtos e dentro do Amazonas, como Parintins ou Itacoatiara, sendo esse também um item dos pedidos da bancada federal do estado.
Na reunião de ontem, com a presença dos parlamentares e do governador, o presidente da Infraero informou da possibilidade de transformar o aeroporto militar de Ponta Pelada nessa segunda alternativa ao Eduardo Gomes. Foi uma sugestão da Aeronáutica que está transferindo o comando aéreo de Natal para o Amazonas, anexando a aviação de caça e aeronaves não tripuladas para proteção da fronteira norte, outra necessidade enorme pela facilidade de tráfico de armas e drogas nas fronteiras com países como Colômbia, Peru e Bolívia.
Os parlamentares rejeitam a proposta pelo fato de o Ponta Pelada ficar dentro da cidade e funcionar para as operações das forças armadas e Policia Federal. Outra desvantagem é que, nos casos em que seja necessário o fechamento do aeroporto de Manaus por causa de temporal ou nevoeiro, a Ponta Pelada também estará na mesma situação.
Tomando como mote a Copa do Mundo, está todo mundo por aqui preocupado com o atraso no início das obras de ampliação do aeroporto de Manaus, o que vai requerer aquelas velhas e conhecidas urgências a custos elevadíssimos.
Já falei AQUI que eu mesmo queria ser oconcessionário do aeródromo de Manaus. Ratifico minha posição. Mas sem a Ponta Pelada.
Na reunião de ontem, com a presença dos parlamentares e do governador, o presidente da Infraero informou da possibilidade de transformar o aeroporto militar de Ponta Pelada nessa segunda alternativa ao Eduardo Gomes. Foi uma sugestão da Aeronáutica que está transferindo o comando aéreo de Natal para o Amazonas, anexando a aviação de caça e aeronaves não tripuladas para proteção da fronteira norte, outra necessidade enorme pela facilidade de tráfico de armas e drogas nas fronteiras com países como Colômbia, Peru e Bolívia.
Os parlamentares rejeitam a proposta pelo fato de o Ponta Pelada ficar dentro da cidade e funcionar para as operações das forças armadas e Policia Federal. Outra desvantagem é que, nos casos em que seja necessário o fechamento do aeroporto de Manaus por causa de temporal ou nevoeiro, a Ponta Pelada também estará na mesma situação.
Tomando como mote a Copa do Mundo, está todo mundo por aqui preocupado com o atraso no início das obras de ampliação do aeroporto de Manaus, o que vai requerer aquelas velhas e conhecidas urgências a custos elevadíssimos.
Já falei AQUI que eu mesmo queria ser oconcessionário do aeródromo de Manaus. Ratifico minha posição. Mas sem a Ponta Pelada.
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