Read In Your Own Language

sábado, 27 de agosto de 2011

Steve Jobs se Afasta da Apple: Nós Sabemos Por Que

Steve Jobs, um dos gênios da informática e fundador da Apple, anunciou ontem seu afastamento do controle da companhia. Tim Cook, outro destaque e braço direito do executivo, será o presidente-executivo da empresa, uma vez que o conselho administrativo tem uma decisão de 13 anos atrás, quando apresentou Cook como sucessor de Jobs.
Cook conhece de perto as idéias do CEO pois atuava como o chefe de operações da companhia e era responsável por tomar as decisões na ausência de Jobs – que continua na Apple como líder do conselho de diretores.

Por conta do envolvimento financeiro causado por movimentação de valores das ações da empresa nas bolsas de valores, muito se especula sobre o motivo da saída e a hipótese mais provável é que o afastamento se deva aos problemas de saúde vividos por Jobs, já que ele já recebeu diagnóstico de tumor no pâncreas e passou por um transplante de fígado.
A preocupação procede pois a Apple é a segunda empresa mais valiosa do planeta, com um valor de mercado de 346,74 bilhões de dólares, logo atrás da Exxon Mobil, que vale atualmente cerca de 349 bilhões de dólares. Em agosto, a companhia de Steve Jobs chegou a ficar, mesmo que por algumas horas, no topo do ranking mundial. O lucro da Apple em 2010 foi de 14 bilhões de dólares, com faturamento de 65 bilhões de dólares. A companhia mantém 50.000 funcionários, incluindo as equipes de suas mais de 320 lojas espalhadas pelo mundo.
Tudo até aqui consta nos principais jornais do mundo, inclusive o trecho inicial da carta de despedida de Jobs. Mas vejam em negrito o parágrafo final, exclusividade de nosso Apigáua Repórter.
"Eu sempre disse que se um dia sentisse que não podia mais cumprir meus deveres e atender minhas expectativas como CEO da Apple seria o primeiro a informá-los. Infelizmente, esse dia chegou.
Tenho a honra de renunciar ao cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de assumir, se o Conselho julgar conveniente, o papel de conselheiro, diretor e funcionário da empresa.
Quanto a meu sucessor, recomendo que executemos nosso plano de sucessão, nomeando Tim Cook como CEO da Apple.
Eu acredito que os dias brilhantes e mais inovadores da Apple ainda estão por vir. E eu sigo ansioso para assistir a isso e contribuir para esse sucesso em um novo papel.
Fiz alguns de meus melhores amigos de toda a vida na Apple e agradeço a todos pelos anos em que pude trabalhar ao lado de vocês
.
Mas para mim, como mentor do que aconteceu nestes anos todos, é doloroso saber que nossos iPad's e iPhones serão feitos por uma empresa chinesa e no Brasil dos petralhas. É demais prá minha cabecinha genial.

Portanto só digo uma coisa: FUI, VAZEI, CAÍ FORA, NEM FUDE***,QUERO VER SÓ DE LONGE."
Steve

Nenhum comentário: