Read In Your Own Language

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Em Terra de Muro Baixo, Nêgo Caga na Praça da Matriz

Um dos cabras mais nojentos e serrergonhas que tem nesse país chama-se Ricardo Teixeira, presidente eterno da Confederação Brasileira de Futebol - CBF e dono do esporte no Brasil.
Em tudo que se falar de falcatruas ligadas ao futebol no Brasil, e agora se sabe, no mundo; a criatura está envolvida.

Prepotente, arrogante e se sentindo inatingível, Teixeira faz e desfaz, manda e desmanda no boteco dele e de outros. Tem tanto dinheiro que conseguiu até evitar uma CPI no Congresso, a chamada CPI da bola, escoltado por uma curriola que financia pelo Brasil afora e que defende seus interesses.

A peça rara é o coordenador do comitê organizador local das atividades da copa, com plenos poderes, até maiores que os da Autoridade Pública Olímpica, podendo fazer o que lhe der na telha para garantir as benesses aos patrocinadores e credenciados de negócios da FIFA.
Recentemente pipocou um escândalo em julgamento na justiça da Suiça, com denúncias absolutamente fundamentadas de roubalheira e corrupção na definição das copas do mundo da Rússia e Qatar, entre outras coisas. A brincadeira vai a centenas de milhões de dólares. Prá não serem presos, Teixeira e João Havelange, seu antecessor na CBF e ex-cunhado, e ex-presidente da FIFA, fizeram um acordo de devolver a grana.

Mas a coisa vazou e a BBC denunciou. A merda está virando boné e a imprensa européia está apertando os juízes para divulgar o saco, o que deve acontecer muito breve.
Em 2010 o escocês Andrew Jennings, jornalista da BBC, esteve no Brasil para uma participação no programa Bola da Vez da rede ESPN, quando anunciou em alto e bom som fortes denúncias de corrupção na Fifa. O jornalista colocou isso no livro Jogo Sujo, que recomendo leitura. na véspera de seu retorno, nossos senadores o convidaram a fazer uma apresentação, mas foi impossível por questões de agenda e viagens. O senador Álvaro Dias acompanha esse caso de pertinho.
O jornalista voltou aos estúdios da ESPN Brasil para ser novamente entrevistado no Bola da Vez e mostrou-se ainda mais afiado. Os alvos, outra vez, são a entidade que rege o futebol mundial, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e o ex-presidente da Fifa, João Havelange. O programa vai ao ar neste sábado 09/07; às 21:00 BSB, o que também recomendo que assistam. Olhando os dois grisalhos e sabendo do curriculum de um da ficha do outro, em qual se pode confiar mais?
Ainda sobre Teixeira, a Revista Piauí deste mês, publica entrevista dele em que demostra toda sua prepotência, com coisas como não ligar para as denúncias de corrupção. "Não ligo. Aliás, caguei. Caguei de montão", disparou. Sobre a CPI da Nike, no começo dos anos 2000, por exemplo, ele disse: "Reviraram tudo e não acharam nada. Foi tudo arquivado. E aí? O Ministério Público é incompetente? Já falaram tudo de mim: que eu trouxe contrabando em avião da Seleção, a CPI da Nike e a do Futebol, que tem sacanagem na Copa de 2014. É tudo coisa da mesma patota, UOL, Folha, Lance, ESPN, que ficam repetindo as mesmas merdas", afirmou.
"Que poha as pessoas têm a ver com as contas da CBF? Que poha elas têm a ver com a contabilidade do Bradesco ou do HSBC? Isso tudo é entidade pri-va-da. Não tem dinheiro público, não tem isenção fiscal. Por que merda todo mundo enche o saco?", explicou.
Para o dirigente, tudo não passa de inveja dos brasileiros. "O neguinho do Harlem olha para o carrão do branco e fala "Quero um igual". O negro não quer que o branco se foda e perca o carro. Mas no Brasil não é assim. É essa coisa de quinta categoria."

Numa terra em que se troca de ministro por corrupção e ladroagem, um atrás do outro, cabe o alerta de Mr. Jennings para nossos governantes: “Eu fico chocado que eles (do governo brasileiro) não estejam envolvidos. Vocês vão sediar uma Copa do Mundo. O que nós sabemos lá fora sobre o Brasil? Nós sabemos isso (tapa o nariz com o mão e insinua mau odor) por causa de Ricardo Teixeira. Não sou eu, é o que as pessoas pensam do Brasil. Se ele admitiu que aceitou propina, como pode administrar a Copa?”, disparou Jennings. Desculpem, mas em qualquer outro país, se você está sendo investigado por corrupção, o presidente vem e diz simplesmente vá embora. Não estou condenando vocês, mas vamos ver o que acontece após as investigações’. É tempo de dizer: ‘Ricardo, acho que você tem que renunciar, você não acham?” Se vocês não fizerem isso, outros escândalos virão”, finalizou Jennings.
Eita Terra de Muro Baixo...

NA: Prá quem não conhece a origem da expressão, Terra de Muro Baixo, veja aí do lado...

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa figura macabra, faz o que quer e bem entende sem achar nenhum obstáculo no caminho.