Read In Your Own Language

domingo, 3 de julho de 2011

Itamar Augusto Cautiero Franco - R.I.P.

Imposível deixar de homenagear o ex-presidente Itamar Franco, falecido nesse sábado 02/07/2011.

Homem público de raridade cada vez maior nesse país, imerso num mar de corrupção, bandalheiras e ataques infindáveis ao erário; mostrou aos brasileiros como é possível ser político e também ser sério, honesto e responsável; deixou um legado desses valores em acelerado passo de extinção no Brasil.
Seletivamente, a grande imprensa o lembrava até hoje apenas como o "homem do topete", das namoradas polêmicas, da vadia aproveitadora de sua boa fé num sambódromo (onde compareceu certo de ser respeitado e jamais ser vaiado) e por seu temperamento forte que lhe conferiu os títulos de turrão, teimoso e birrento.

Foi, mas e daí? Tinha bagagem prá isso, pela seriedade, hombridade e honradez que exerceu seus mandatos políticos, sem privilegiar quem quer que fosse, por mais amizade e intimidade que permitisse a alguém.
Sem fazer biografia, registro o perigosíssimo momento em que assumiu a presidência da república, em meio a uma enorme crise política, fruto do impeachment do primeiro presidente eleito pós-governos militares; e também econômica; quando a inflação girava em torno de 4% AO DIA, enquanto hoje está (ou deveria estar), em 4% ao ano.

Uma democracia incipiente, frágil e imatura em que se poderia ter deteriorações monumentais dos rumos governamentais, foi suportada por um espírito público impar e uma "mineirice" importante, a ponto de convocar todos os partidos para um grande pacto de governabilidade, que permitiu dar seguimento à democratização necessária e ansiada pela nação.

No campo da economia, bancou a equipe que esculpiu e implantou o Plano Real, resgate da dignidade de um país destroçado por inflação galopante e que permitiu dar os passos seguintes até a posição atual que o Brasil desfruta no mundo; sem que tenha sido valorizado adequadamente por seus sucessores, principalmente pela atual e seu imediatamente anterior.

Um ex-chefe meu era amigo pessoal de Itamar lá de Juiz de Fora, e por ele soube de muitas coisas da personalidade do então presidente, algumas das quais pude ver na TV e ouvir nas rádios ao longo do dia, conseguindo até me alegrar na tristeza do momento, por saber resgatados os valores que viveu.

Nada melhor que deixar meu registro de carinho usando um recente ato seu, no exercício de seu mandato de senador, quando resgatou a vergonha do povo de bem desse país e mostrou a vergonhosa posição de governistas e oposição, alertando para a fragilidade do momento democrático, quando a horda de genuflexos faz aprovar qualquer coisa, claramente por interesses escusos

Que sirva de exemplo aos covardes e calhordas que se dobram perante o poder para receber benefícios pessoais e particulares, ao invés de se posicionar soberanamente pelos interesses da Federação.
Requiescat In Pace Senhor Itamar.


Nenhum comentário: