Read In Your Own Language

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bolsa Capim


Por Nélio Roças:
Dia 14 de Abril de 2011 escrevi AQUI matéria em que alertava sobre o perigo de cerceamento das liberdades de imprensa oriundas das então medidas implementadas pela presidência do senado quanto à relação de jornalistas e membros da casa.

Eis que nem um mês passado da implementação das tais medidas, e um primeiro incidente envolvendo um jornalista e o senador Roberto Requião (PMDB/PR) comprova que o que escrevi realmente era um fato.

Estamos realmente caminhando para um lamentável estado de autoritarismo por parte dos homens que deveriam preservar a liberdade de expressão e informação. Cabe ressaltar que nesse caso a coisa é mais grotesca e inadmissível ainda.

Trata-se de uma atitude irracional, agressiva e de contornos semelhantes aos de momentos nebulosos dos tempos da mais ferrenha ditadura. Não podemos simplesmente tratar esse episódio como algo irrelevante.

O senador Roberto Requião se apropriou indevidamente do gravador do repórter Victor Boyadjian. Essa atitude truculenta veio subsequente a uma ameaça verbal ao repórter. Disse o senador: “Já pensou em apanhar?”, como se estivesse tratando com algum molequinho de esquina, e não com um profissional que tentava buscar uma resposta a uma pergunta que todo o país insiste em fazer e não obtém do senador; Como ele se sente em receber sua VERGONHOSA pensão como ex-governador, estando exercendo cargo parlamentar; O que configura pelo menos moralmente, algo de afronta à realidade de um país e de um povo, que tem um salário mínimo indecente, e passa por muitas privações de saúde, educação e por aí vai.
A atitude do senador Roberto Requião deve ser condenada não só pela imprensa e pelas pessoas de bom senso e índole democrática, mas também por seus pares no senado. Porém o que anda acontecendo por lá não é bem isso.

Alguns parlamentares, e pasme inclusive o presidente da câmara Marco Maia trata o assunto com chacotas. Ao conceder entrevista aos jornalistas no Salão Verde da Câmara, Maia pegou os microfones dos repórteres e brincou dizendo que gostaria de pegar “um gravador digital daqueles bem modernos”. “Alguém mais tomou algum microfone hoje? Vou tomar aqui os microfones (e pegou os microfones dos jornalistas). Agora, quero pegar um gravador digital daqueles modernos. Iphone não tem aí? Iphone é melhor”, brincou Maia.

VERGONHA esse tipo de brincadeira. Deve o senhor deputado Marco Maia, presidente da câmara, tratar desse assunto de forma séria. Devemos repudiar esse tipo de comentário.
Cabe ainda dizer que brincadeiras dessa natureza feitas pelo deputado Marco Maia só acirram a já desgastada imagem dos senhores deputados e senadores. Ou tratamos esse país com seriedade ou lamentavelmente a profecia se concretizara e isso vai virar CIRCO muito em breve. Até porque o que não faltam são FERAS e palhaços na composição de nossas casas parlamentares. E não estou falando dos “TIRIRICAS da vida” não!
Mas se for para fazer ”brincadeirinhas” com coisa séria, eu sugiro ao deputado Marco Maia, que apresente projeto de lei, criando a “BOLSA CAPIM”, que iria beneficiar muito de seus companheiros e aliados, em especial o JUMENTO do senador Roberto Requião.
Enquanto isso, no maravilhoso mundo de BOB, a roubalheira continua.

Nélio Roças Pinheiro Alves, nosso colaborador, é Analista de Sistemas. trabalhou Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); na IBM do Brasil; na Bradesco Seguros (RJ); e até hoje presta consultoria a diversas empresas no segmento de TI. Contato neliorocas@hotmail.com

3 comentários:

Regina Brasilia disse...

Eita! Posso escolher o "sabor" do capim? Colonião, braquiária... Se bem que, pra ser ecochata, bem ao gosto dazesquêrda, eu exijo que seja orgânico. E hidropônico!

Anônimo disse...

Meu amigo, a coisa vai indo de mal a pior. Depois dessa, com certeza, a lei que amordaça a imprensa será aprovada com ampla maioria dos votos dos parlamentares.
O que não consigo entender é, como as pessoas do Brasil votam em antas como essas.Truculência, corrupção e outros crimes explícitos e o povo continua votando. Mistério!!!!!!
Estamos no fundo do poço._opcao_zili

claudia disse...

continuio afirmando meu amigo que são todos uma corja só e que tenho vergonha quando escuto tais verdade!e pior impotente por não poder fazer nada!são todos uma cambada de fdp,isso sim!adorei o espaço Nélio...beijos querido.