Read In Your Own Language

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Conselho de Mãe Joana

Um Conselho de Ética, em qualquer organização, é o foro onde se analisa e julga ocorrências de mau posicionamento funcional dos membros daquela comunidade.

Assim sendo, deve ser formado pelos mais respeitáveis, honrados e ilibados entre os pares de modo a fazer respeitar suas avaliações e decisões.

Não é bem assim que encara a regra máxima um orgão não menor que o Senado da República.

Desmontado desde 2009 quando uma enxurada de processos contra o atual presidente da casa José de Ribamar, o Sarnei foi vergonhosamente arquivada por manobras absurda e flagrantemente corporativas e ilegais, o conselho foi restaurado também a toque de caixa motivado por uma ação do senador Roberto Requião tomou a força o gravador de um repórter, quase beirando a agressão, apagando a entrevista que ele tentava fazer sobre seu legal mas imoral salário de governador "aposentado".

Pareceria uma ação ágil do comando da casa não fosse um pequeno detalhe.

Resgatemos a história: por falcatruas deixou-se o conselho às moscas. Nunca mais se conseguiu o recompor porque NINGUÉM dele queria fazer parte; para não se indispor com seus pares por agir certo ou para não se expor com a opinião pública por agir nos subterrâneos da lei.

De qualquer forma urubu é preto.

Continuemos.

Recomposto o conselho eis que se revela a linha que se adotará em seu funcionamento d'ora por diante: em seus 30 membros (15 titulares e 15 suplentes) abriga uma enorme quantidade de senadores com curricula repletos de processos na casa e em diversas instâncias da justiça.

Tomaram posse criaturas como Renan Calheiros, Gim Argelo, Romero Jucá, Lobão Filho, Jaime Campos e Antônio Carlos Valadares e, prá coroar, será presidido por ninguém menos que João Alberto Souza, que por duas vezes já ocupou o cargo e se notabilizou por ser um incomparável engavetador de processos. Absolutamente nada andou um passo que fosse em suas gestões.

Para o senador Jarbas Vasconcellos, um dos poucos que se dão ao respeito no senado, "a composição do Conselho é um desestímulo à apresentação de denúncias a serem investigadas. Quem vai mandar alguma coisa para um conselho cheio de pessoas amigas do presidente da Casa?".

De fato, o retrospecto e as perspectivas não são nada animadores, exceto para nós que temos compromissos com nossas consciência e não vamos deixar barato as coisas que fazem contra a verdadeira democracia e a Constituição da República.


A ilustração desse post é uma pintura do baiano Rico Oliveira denominada "A Casa de Mãe Joana".

Um comentário:

Leo Fernandes disse...

Quem diria Cacique que viveríamos para ver o Senado do País sendo ocupados por estranhos "bichos", quando votamos Eles nos apresentam na forma humana , sorridentes, afáveis, suas promessas são de pais para filhos. E nós que somos "filhos" voltamos pra casa alegres e confiantes olhando no horizonte um futuro promissor. Eis que um belo dia acordamos e vemos HIENAS sentadas sobre a desgraça de um povo. Elas sorriem e traçam sem piedade a confiança e a esperança de uma Nação!
E o resto da mesa farta os urubus que sem encarregue....E como tem urubus? Estes comem a Democracia de pedacinho em nome de falsas verdade...
Pena!