Read In Your Own Language

sexta-feira, 11 de março de 2011

Mais Uma Vez o Exemplo do Japão

O mundo hoje mais uma vez se surpreende sobre uma enorme tragédia que assola o Japão. Por mais que estejam habituados com tais fenômenos, que se preparem e até ensaiem e façam exercícios coletivos, os danos, o pânico e o pavor são inevitáveis.
Mas uma coisa há que se salientar: ELES SÃO SÉRIOS, COMPETENTES E HONESTOS. Aprendem com as consequências e cuidam para que não se repitam ou sejam atenuadas. Até o instante em que escrevo este texto, "apenas" 300 pessoas perderam suas vidas, provavelmente naquelas regiões tão planas que não havia como fugir dos Tsunamis, ou aqueles que, cercados, não conseguiram se safar. Até escrevemos sobre enchentes no Japão AQUI no blog e as ações que eles tomaram
Nossos governantes vêem tragédias naturais se repetirem ano após ano e nada fazem para estancá-las para sempre. Sem contar o agravante que NÓS PODEMOS PREVER QUE ACONTECERÃO.
Acontecidos os fatos por aqui, surgem discursos emocionados e alagados de lágrimas, sobrevoos cínicos, promessas de ações e reações que duram algumas semanas até que o povo se esqueça.
Em meio a tanta emergência, as inevitáveis dispensas de licitação com roubos astronômicos nunca mais fiscalizados.
Salva-se a real solidariedade entre os irmãos brasileiros, essa verdadeira e atuante. Se bem que ainda tem uns canalhas que roubam as doações.
Vejam por exemplo, essa imagens de alagações em São Paulo aí pelos anos 50 e 60. De lá prá cá pararam? Diminuiram ao menos? E nas outras cidades do Brasil? O que foi efetivamente feito.
Vergonha de tanta ladroagem e inépcia.




Nenhum comentário: