Read In Your Own Language

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Subterrâneos de Tóquio

Ou, de como a seriedade administrativa, o planejamento urbano feito com competência e o bom uso das verbas públicas podem resolver os problemas de qualquer cidade.

Explica por favor ao cacique: Um paízinho insular, pequeno, de relevo acidentado e com mais de trinta por cento de seu território tão estéril quanto a Lua; que não produz milho, nem soja, quase nada de grãos e que para comer tem que importar 60% do que necessita!!!
Petróleo nem falar. Não tem energia hidráulica nenhuma. Cimento, ferro e outros insumos indispensáveis, tudo comprado fora, como que se faz obras deste porte?
Querem saber como se resolve problemas de enchentes em grandes cidades?
O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota.
Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.
As dimensões deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito ainda por cima a abalos sísmicos e onde quase todos os equipamentos urbanos são aéreos. A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 Hp de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.
Eu acho que a coisa que eles tem que nós não temos é Governo Sério e vergonha na cara!
Lá quando se ao menos desconfia que tem alguém metendo a mão no erário, esse mesmo alguém logo procura sua Katana, faz suas orações e pede prá sair do mundo, cometendo seu suicídio providencial, para salvar a honra da família.
Por aqui, sujeitinhos desprezíveis invocam imunidades de todas as fontes, manobras jurídicas e tramóias de toda natureza para escapar da cadeia certa e justa e até viram otoridades, ameaçando aqueles que os acusavam.
Pela volta do tempo dos Shoguns e pela sua importação para o Brasil.
BANZAI.





Nenhum comentário: