Read In Your Own Language

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mudando Fuso Horário por Lei. Coisas do PT.

Matéria Publicada no D24AM com informações do Blog da Amazônia

Manaus - A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) ameaça recorrer à Justiça para tentar impedir a população do Acre de voltar a conviver com a hora antiga do Estado, isto é, de duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília.
No ano passado, a Justiça Eleitoral gastou mais de R$ 1 milhão com a realização de um referendo no Acre, quando os eleitores decidiram pela mudança do fuso horário. Porém, a Rede Globo e a Rede Amazônica de Televisão até agora não se conformaram com o resultado. As informações foram publicadas pelo Blog da Amazônia.
Em outubro, durante o segundo turno, 56,87% dos eleitores rejeitaram a Lei 11.662, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), que reduziu de duas para uma hora a diferença do fuso horário do Acre em relação à Brasília.
A pedido da Rede Globo e da Rede Amazônica de Televisão, sem consultar a população, Tião Viana extinguiu o quarto fuso horário brasileiro, de cinco horas a menos em relação ao horário de Greeenwich.
O resultado do referendo foi homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estava decidido a assinar Ato Declaratório reintegrando o Acre à faixa de fuso horário de Greeenwich menos cinco horas, ou seja, de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.
Porém, por força do lobby da Abert, Sarney preferiu transferir a decisão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o senador Sérgio Petecão (PMN-AC) foi escolhido como relator. O relatório dele, favorável ao Ato Declaratório para fazer valer a decisão do referendo, seria votado na quarta-feira (16), mas a reunião na CCJ foi cancelada.
"Nunca imaginei que esse assunto envolvesse um jogo tão pesado. Até o senador Eduardo Braga já telefonou para mim, a pedido do empresário Phelippe Daou, da Rede Amazônica", disse Petecão após receber na quinta-feira (17) representantes da Abert.
As redes de TV consideram um Ato Declaratório frágil, do ponto de vista jurídico. Para a Abert, somente uma nova lei a ser votada pelo Congresso poderá alterar o horário atual. Para isso, sugerem que seja apresentado projeto de lei.
"As emissoras querem atropelar a decisão do povo e vão tentar convencer os demais senadores da CCJ a derrubarem meu parecer na próxima quarta-feira. Elas querem é impedir a qualquer custo a volta da hora antiga do Acre com um projeto de lei que pode demorar cem anos tramitando no Congresso", afirma Petecão.
A lei de autoria de Tião Viana alterou o Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913, da hora legal brasileira, a fim de modificar os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso horário Greenwich “menos quatro horas”, e da parte ocidental do Estado do Pará do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”.
O Acre foi agregado ao terceiro fuso, ao qual pertenciam originalmente apenas os Estado do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
A lei que se sujeitou a referendo tinha uma abrangência maior do que a do referendo em si, pois incluiu municípios da parte ocidental do Pará na faixa de fuso horário “GMT -3″ e excluiu municípios do Amazonas da faixa “GMT -5″.
O referendo do Acre não afetou a aplicação do fuso horário nos Estados do Amazonas ou Pará, onde as populações dos municípios não foram consultadas sobre a mudança. Sarney foi aconselhado pela Advocacia-geral do Senado a declarar que as disposições da Lei nº 11.662/08 deixam de ter eficácia no sobre o Acre, mantendo-se o Amazonas integralmente na faixa “GMT -4″ e o Pará na faixa “GMT -3″.
=============================
Comento: Na ocasião em que esse projeto estava em tramitação cheguei a mandar e-mail ao então senador Tião Viana (PT/AC vixe, vixe) dizendo que isso era um absurdo. Querer mudar fuso horário por lei é uma imbecilidade tão grande quanto dizer que o sol gira em torno da terra. Cheguei a dizer também que deveria aproveitar a embalagem e revogar a lei da gravidade, tão prejudicial aos idosos que sofrem graves lesões com quedas.
O interesse das TV's em "unificar os fusos" se dá pelas aberrações que apresentam em suas novelas e BBB's da vida e que têm horários de emissão recomendados para mais tarde.
Aqui no Amazonas, por decisão de um Juiz da Infância e Adolescência, a programação é invertida em horários de jornais e novelas, de tal modo que os jogos de quarta feira por exemplo começam a ser apresentados já com alguns minutos de sua real ocorrência, assim como quaisquer atividades ao vivo, como foram os debates eleitorais.
E lá no sacrossanto senado federal ficam a contestar até decisões judiciais. Ô raça sem pudor e honra.

Um comentário:

DOMINIO FEMININO disse...

Cacique, por estas e outras tantas que deveríamos concentrar todas as forças para defender a autonomia dos Estados. O que serve para o Acre necessariamente não serve para Sergipe. Cada população com suas singularidades e necessidades. As soluções para o Brasil não estão apenas em batalhas isolas. Ou se encara a origem dos problemas ou deixaremos para as futuras gerações o mesmo que encontramos. Grande Cacique !