Read In Your Own Language

sábado, 12 de março de 2011

Resistência e Tenacidade na Condução de Obras da Copa e Olimpíada

Sem querer ensinar física neste espaço, precisamos entender dois conceitos básicos no estudo da resistência dos materiais; a resistência e tenacidade.
A Resistência é quanta força um material pode aguentar até se deformar. Tenacidade é a medida da energia necessária para fraturar ou quebrar algo, e descreve a capacidade de um objeto de absorver energia. Na maioria das vezes, estas duas qualidades são mutuamente exclusivas. O santo graal é conseguir estas duas propriedades ao mesmo tempo. Dará prêmio Nobel, com certeza.
Pense em uma caneca de cerâmica: ela é bastante resistente, mantendo sua forma enquanto lida tranquilamente com temperaturas quentes e frias. Mas ela não é tenaz: ela não tem flexibilidade, nenhuma qualidade de se curvar, para não quebrar quando cai no chão. Por outro lado, uma tira de elástico é tenaz, pois se estica e contorce para envolver todo tipo de objeto. Mas ela não é resistente, e não é necessária muita energia para deformá-la e quebrá-la, quando ela volta para você ardendo a pele.
Pois o (des)governo está muito próximo disso.
Sabemos que os eventos copa do mundo de futebol e olimpíadas estão prá lá de comprometidos com inexpressivas providências efetivamente tomadas para as obras de instalações e infraestrutura necessárias.
Em termos de Brasil, isso significa declarações de emergência e urgência, dispensas de licitação e muito, mas muito, dinheiro atirado às feras e desviado em superfaturamentos; vide Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em que as despesas realizadas atingiram 10 vezes o valor orçado sem que ninguém fosse preso por causa disso.
Até que se tentou controlar um pouco isso com a indicação de Henrique Meireles para a tal Autoridade Pública Olímpica - APO, um monstrengo com quase 500 cargos de altos salários sem concurso; mas que seria um ponto de controle que a sociedade poderia usar para ao menos saber quanto se está roubando e berrar um pouco, tentando cobrar responsabilidades.
Mas o esforço contrário não para. O deputado e líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), acabou arranjando uma forma de deixar um dos mais enrolados deputados do PT, Eduardo Cunha com a chave do cofre, deixando a seu encargo uma missão no mínimo polêmica: participar de um grupo que irá elaborar o texto com regras que vão "flexibilizar exigências na realização de licitações de megaobras para a Copa 2014 e as Olimpíadas no Rio".
Suas inçelenças já haviam tentado essa falcatrua ao incluir as medidas como contrabando na Medida Provisória 503, que tratava da Autoridade Pública Olímpica (APO), mas houve resistência da oposição ao texto e a flexibilização das regras das licitações acabou ficando de fora.
Com a Tenacidade e Resistência que sempre habita o sentimento mais íntimo dessa corja, tentam agora desenvolver um texto na surdina para ser incluído (de novo contrabandeado) na MP 510, que está na fila para ser votada na Câmara.
Volta-se à carga para a transgressão de dois dos baluartes ainda vigentes para conter a roubalheira: as leis de licitação e da responsabilidade fiscal. Vencidos ou atenuados, como querem os patifes, esses limites, podem crer na serrergonhice que vai ser com o dinheiro dos impostos.
O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), já adiantou que o partido tem várias restrições ao texto sobre as licitações para as obras da Copa e das Olimpíadas, considerado amplo demais: "Há uma liberalidade total das regras. Vamos fazer uma série de sugestões com base em parecer de nossa assessoria técnica".
Claro que não se pode ficar confiante nessa oposição que aí está, portanto vamos ficar atentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita comparação, cacique. E vai arrebentar, mais dias, menos dias. Abs. opcao_zili

@hildaremedeiros disse...

Sem esquecer que a FIFA, no periodo compreendido entre a COPA DAS CONFEDERAÇÕES - que acontecerá 1 ano antes da COPA propriamente dita - e o final da COPA DO MUNDO de 2014, terá...
PASMEM!!!
ISENÇÃO TOTAL DE IMPOSTOS SOBRE TODO E QUALQUER PRODUTO OFICIAL RELACIONADO A COMPETIÇÃO!
Some-se a isso que apos o PAN do RJ o estado ganhou DIVERSAS estruturas esportivas que estao se deteriorando a olhos visto POR FALTA DE USO e que,,,
PASMEM DE NOVO!!!
NÃO SERÃO UTILIZADOS PARA A COPA DO MUNDO!
Traduzindo? Façam festa com 545 reais, pois este povo merece!
PS: E vao assistir aos jogos PELA TV, pois os ingressos custarão O OLHO DA CARA e o valor será em EURO!