Read In Your Own Language

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Pedalando na Caixa Econômica


Como tudo o que a corja pôs a mão, a caixa quebrou. Com a sanha populista do governo e seguindo uma política econômica baseada em crédito fácil e compra desenfreada e sem controle, a locomotiva do crédito precisou vender 23 bilhões de reais em "créditos podres" (débitos considerados de difícil recuperação) desde 2014 para dar uma credibilidade mínima ao seu balanço.
Em 2015, o banco vendeu 13,1 bilhões de reais; quase o triplo da soma das operações do mesmo tipo feitas pelos três principais concorrentes (Banco do Brasil vendeu 3 bilhões de reais, Itaú Unibanco, 2,2 bilhões de reais, e Bradesco não efetuou esse tipo de negócio). 
A venda rendeu somente 439,3 milhões de reais.
Com a recessão prolongada, a inadimplência aumentou, obrigando o banco a fazer provisões maiores para cobrir os calotes. Com isso, caiu o lucro do banco, que não poderá contar com novas injeções de grana do acionista.
A Caixa se meteu em áreas nunca antes exploradas, sendo muito mais agressiva na oferta de crédito do que podia, e viu a inadimplência subir terrivelmente. Como não tem a expertise na recuperação de inadimplentes, teve que "vender" sua dívida bem baratinho.

Nenhum comentário: