Read In Your Own Language

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Democracia Boa é dos Outros


É muito interessante o conceito democrático da curriola petralha. Se ganham eles ou quem eles querem é a melhor coisa do mundo. Se dá errado, derrubm tudo prá começar de novo ou fazem o maior escarceu.
Enquanto estavam na oposição eram conra tudo e contra todos, fosse bom ou ruim, certo ou errado, popular ou elitista e assim por diante. Quando sentaram na cadeira, podem fazer todo tipo de asneiras e nada os atinge.
Basta ver o que aconteceu no Recife, como um mais recente exemplo. Uma das mais fortes bandeiras do PT sempre foi a consulta prévia interna para escolha de seus candidatos. Ms só vale se ganhar o que a cúpula quer.
Ontem se consolidou  trama que vinha contecendo para que o diretório nacional interviesse na disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife e dndo uma rasteir definitiva no atual prefeito, João da Costa, que pretendia tentar a reeleição. Foi indicado pela Executiva Nacional, realizada em São Paulo, o queridinho e puxa-sacos de plantão o senador Humberto Costa. Ele obteve 12 dos 17 votos da comissão.
Há que se considerar que o Dudu Campos governador de Pernmbuco, não bate bem os cornos com JP e não queria sua reeleição. Assim, para garantir a aliança com o PSB em Sampa, sacrificaram o caboco João.
Até o glorioso Zé Dirceu estava por lá prá garntir a lei e a ordem.
João da Costa já sabendo que além da queda teria coice, deixou a reunião logo em seu início. "Antes de a reunião começar, fui informado de que a decisão seria pela intervenção, pela candidatura de Humberto. Achei desnecessário participar de um debate que tinha uma decisão tomada", afirmou.
João da Costa venceu a primeira consulta interna realizada pelo partido no mês passado, mas o resultado não foi reconhecido pela legenda, que alegou irregularidades.
O partido convocou então uma nova consulta, com o objetivo de usar o intervalo entre os encontros para convencer os dois candidatos (além de João da Costa havia o deputado licenciado Maurício Rands) a abrir mão da candidatura em favor do senador. Rands atendeu o pedido da cúpula do PT, mas João da Costa resistia à orientação.
Democraticamente, cancelou-se a segunda rodada e empurrou-se Humberto goela a abaixo dos pernambucanos.
Questionado se apoiaria a campanha de Humberto Costa, o prefeito desconversou e colocou em dúvida o interesse do senador em receber o seu apoio. "Não sei se ele quer meu apoio", disse.
Como sempre tem aquelas cenas patéticas de vigília, faixas pró e contra e coiss babacs do gênero. No final fazem o que os chefes da gang querem. A nota divulgada após o fim da reunião diz que "o partido entendeu a decisão como necessária por terem sido frustradas as tentativas de "produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife". #CiFuDê
A sede de poder do Humberto somente será saciada quando ele for governador da terra de Joaquim Nabuco, seu maior sonho político.
Mas é sempre bom vê-los se digladiando. E o JP que se cuide. É bom se calar senão vira comida de tubarão, que tem muito lá em HellCife.
ET: Muito boa a charge do Jornal do Comércio de Recife hoje.

Nenhum comentário: