Read In Your Own Language

domingo, 22 de janeiro de 2012

O Rotavirus e Os Curumins

É notoria a fragilidade das populações indígenas às doenças dos brancos. E aqui estou falando dos índios de verdade, não aqueles completamente aculturados e imiscuidos nas cidades e que só se lembram que são índios na hora de extorquir alguma empresa que precisa usar suas terras ou recursos a elas vinculados. Mas nem por isso devem ser abandonados à própria sorte.

As comunidades vivem às tirras com invasores, grileiros, ldrões e toda sorte de bandidos, inclusive os ofociais, prontos a lhes enganar e surrupiar alguma coisa.

Além disso, as doenças. No Acre, subiu para 12 o número de crianças indígenas das etnias culina e caxinauá que morreram após terem sintomas de febre alta, vômito e diarreia em aldeias, segundo o próprio Ministério da Saúde, levando as equipes de controle epidemiológico a suspeitar de um surto de rotavírus. Outras quatro crianças estão internadas com quadro estável em Rio Branco.
A equipe, formada por médicos, epidemiologistas, engenheiros e enfermeiros, terá apoio do Exército para trabalhar na região, que faz fronteira com o Amazonas e o Peru.
Segundo o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), vinculado à Igreja Católica, há descaso por parte do governo, o que não é nenhuma novidade.
O fato é que meus primos estão padecendo e a culpa é SIM do (des)governo que aí está.
Antes que alguám diga que está do mesmo jeito nas cidades, lembro e destaco que além de tudo aqui em cima tem o isolamento. Prá chegar num lugar desses podem pensar em 3 ou 4 dias de barco e canoas pequenos. Nada de estrada nem carros e ônibus. #Oremos

Um comentário:

opcao_zili disse...

Bom dia de domingo cacique,
Lembremo-nos que o Serra moralizou a Funasa que, a partir do governo do ex, avacalhou novamente.
Índio, para eles, só serve como justificativa para demarcar reservas para os gringos explorarem as riquezas do sub-solo.Não são pessoas,são coisas descartáveis.