Read In Your Own Language

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As Tempestades Solares

Desde ontem se fala nos efeitos danosos das tempestades solares sobre a superfície da terra. Muitas coisas são informações científicas e sérias, embasadas nas informações das principais agências espaciais e climatológicas existentes. Mas também tem muito terrorismo.
Com um ciclo bem definido de ocorrência, as tempestades solares são acompanhadas por muita gente boa, como a NASA, a NCAR e a NOAA, agências americanas de espaço, investigações atmosféricas e oceanografia respectivamente.
sabia-se que ocorreria uma intensa tempestade solar em 2012, estimada em 30% a 50% mais forte que a anterior e também a maior dos últimos 50 anos. Segundo a NOAA, será de magnitude G3 numa escala até G5.
AQUI tem uma descrição da escala e seus efeitos.
Acontece que essas tormentas solares se limitam a interferências nos sistema que uam ondas eletromagnéticas em seu funcionamento, como TV´s, rádios, celulares, GPs´s,e tc; nada constando como efeitos catastróficos decorrentes das enormes elevações de temperatura na superfície do sol, posto que são absorvidas pelo vácuo espacial, não tendo, nem de longe, a capacidade de destruir fisicamente a Terra e muito menos as pessoas. Tem até sites na internet que chegam ao ponto de indicar guias de sobrevivência para a tormenta solar.
A última tempestade solar de grande proporção é de 1958 e uma de suas consequências que costuma ser lembrada é que a sempre belíssima aurora boreal pôde ser vista em regiões mais do polo norte, abaixo até do circulo polar Ártico.
Portanto não precisa usar protetor fator 5000 nem recorrer a isolamentos sob blindagens de concreto e aço.
A imagem deste post é uma foto do sol captada pelos satélites da NOAA no amanhecer do horário GMT.

Nenhum comentário: