Read In Your Own Language

domingo, 30 de outubro de 2011

Ilhas Diomedes - Estreito de Bering

Lá em cima do globo da terra, pertinho do topo do mundo, a América e a Ásia quase se encontram. Prá ser mais preciso, ficam a pouco mais de 4 km uma da outra, bem no estreito de Bering. Porém, a proximidade não se dá pelas porções continentais e sim por duas pequenas e isoladas ilhas chamadas, Ilhas Diomedes. Um lado é Estados Unidos (a pequena Diomede) o outro é Rússia (a grande Diomede). A maior parte do ano fica tudo congelado e é possível se atravessar a pé (se não congelar antes).


Na imagem acima se vê as ilhas Diomedes no horizonte. Dois continentes, dois países, duas culturas, dois regimes. Bem pertinho, pouco maior que a ponte da minha taba. Mas qualquer percurso entre eles terá uma diferença de 24 horas...A linha de tempo global passa exatamente entre elas. Durante a Guerra Fria, um período para ser esquecido, os loucos nativos que habitavam as ilhas não podiam circular entre as ilhas, nem trocar qualquer tipo de informação, na área que ficou conhecida como "Cortina de Gelo". Após o final da 2a Guerra, todos os nativos da ilha russa de Grande Diomedes foram transferidos para o continente, e a população do arquipélago contempla apenas um pequeno povoado apenas na ilha norte americana, que hoje possui cerca de 170 habitantes, num dos locais mais isolados do planeta.
Em 1987, um evento emblemático levou as pequenas ilhas às manchetes do mundo inteiro. A nadadora americana Lynne Cox atravessou os pouco mais de 3.700 metros que separam as ilhas irmãs, num gesto de aproximação entre as super potências que se esforçavam para estreitar os laços a tanto tempo separados.
Hoje, em tempos de paz, há vários projetos para integração entre os continentes, seja por questões românticas, sejam comerciais; com obras de túneis e pontes na região, perenizando o acesso da época de inverno.
Humberto Eco, em seu romance "A Ilha do dia anterior" explora muito bem as idiossincrasias de viver em Diomede... "Meia-noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?"

2 comentários:

Anônimo disse...

Chefe!
Eu quero ir lá conhecer essas duas ilhas!
Prazer em ler o que voce escreveu!!!!
Parabéns!
LilianGlauce

Anônimo disse...

fui marinheiro da marinhas do brasil e em 1958 no navio escola custodio de mello viagei conhecendo europa e america do sul e central, atravessamos o canal do panamá e o estreito de magalhães. e~mail raymundofreire2000@yahoo.com.br