Read In Your Own Language

sábado, 10 de setembro de 2011

A Matemática é de Uma Beleza Extraordinária. Podem Acreditar

As equações de análise pendular são terrivelmente complicadas. Seja na sua forma paramétrica...
Seja em coordenadas polares...
Seja em coordenadas cartesianas...

São as chamadas Curvas Lemniscatas de Bernoulli. Jakob Bernoulli um louco suiço que em 1694 concebeu uma modificação da elipse (o lugar geométrico de pontos para qual a soma das distâncias para cada um de dois focos fixos é uma constante) transformando-a na Oval de Cassini, que por sua vez, é o lugar de pontos para os quais o produto destas distâncias é constante. No caso onde a curva atravessa o ponto no meio caminho entre os focos, a oval é exatamente Lemniscata de Bernoulli, que em latim significa "faixa suspensa" e pode facilmente ser obtida como o inverso geométrico de uma hipérbole tendo o círculo de inversão apoiado no centro da hipérbole (bissetriz de seus dois focos). Extraordinário e simplíssimo não é mesmo?
Tá...E prá serve essa poha? Para os estudo de escoamento de fluidos líquidos ou gasosos em orifícios (sim, inclusive estes que você está pensando), mas principalmente na avaliação do desempenho de grandes barragens e de grandes edifícios no escoamento das águas e ventos furiosos. Tá sem graça? Então veja em imagens as ondas pendulares. Não há truques fotográficos. Apenas a aplicação da física e matemática pendulares.


4 comentários:

Regina Brasilia disse...

Nunca me dei com a dita. Provavelmente posso culpar os chatíssimos professores que tive, porque eu adorava física e não faz o menor sentido gostar de uma e não da outra...rsrsrs

Mas falando mais sério (mas nem tanto) a série Numbers ajuda a mostrar como a matemática é fascinante, aplicadíssima para desvendar crimes. Lógico que é ficção, mas todas as teorias, operações e cálculos lá apresentados são verdadeiros. Bacana.

(Coordenada cartesiana eu dou conta hehehe)

Sonia disse...

Que lindo!!
Acho que eu poderia ficar olhando isso o dia todo... mas sem fazer cálculos, tá?
Beijo!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Elementar meu caro Cacique!!!!

moimemei disse...

Querido Cacique
Matemática é um mistério para mim, mas está presente e rege todo o Universo.
Só me resta apreciar a beleza das coisas onde ela está presente, como na música.

Bjs!