Read In Your Own Language

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Soja Pode Deixar de Ser Nossa Riqueza



Uma das nossas commodities mais fortes é a soja. O explendor das plantações industrializadas, principalmente no Mato Grosso, vem elevando sistematicamente as receitas de nossas exportações. Um dos magnatas surgidos com o agronegócio no centro-oeste é Blairo Maggi, o atual rei da soja entre outros produtos. Grande empresário e atual senador, Maggi é amigão do nove dedos, mantendo com ele estreito relacionamento.

Na esteira da amizade fraterna, o EX vem dando uma força bem grande à internacionalização dos negócios do chapa. A exemplo do que faz com as empreiteiras generosas que lhe emprestam jatinhos, a Odebrechet e OAS, por exemplo, quando finge palestrar para convencer governos a contrata obras com elas e financiamentos camaradas com o BNDES, o cotó está articulando para que o grupo de Blairo negocie terras, muuuuuuitas terras, para a implantação de arrojados projetos agrícolas em Moçambique, um dos países mais pobres do continente africano.

Caridade? Beneficência? Ação Humanitária? Poha nenhuma. Isso não faz parte do repertório dele. Simples negociatas.

E tem mais...Está quase certo que a Embrapa garantirá "apoio técnico" de grátis ao país africano. HEIN??? Seu "nome de sopa" não tem lá seus departamentos de desenvolvimento tecnológico não é?

Foi divulgado pelo Jornal do Brasil que, no dia 1º, pelo menos um técnico da Embrapa voltou de Moçambique, onde estava tratando de "acordos de cooperação técnica", segundo a diretoria da gloriosa e pujante empresa estatal, transformada a fórceps em consultora de particulares estrangeiros.

Se já não bastasse só pela transferência de tecnologia a terceiros de natureza privada, cabe o destaque que Moçambique é estratégico para o dono da soja, porque fica a meio caminho para a China, grande consumidor do produto exportado pelo Brasil


Portanto, além da falcatrua, tráfico de influência, uso de propriedade pública em benefício privado e particular, troca de favores e mais um monte de crimes preistos no Código Penal, o nove dedos ainda comete crime de lesa pátria, ao criar um concorrente em condições mais vantajosas que aquelas que nós mesmos temos.

Um comentário:

opcao_zili disse...

Caracas, tumaméia, putz. Danou-se