Read In Your Own Language

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Casa de Noca: Qualquer um Chega Aqui e Faz Exigência

É cada uma que parece duas. Cumprindo o ritual obrigado pela seriíssima organização internacional FIFA, o governo enviou ao congresso nacional, uma casa de muito respeito, o projeto da Lei Geral da Copa, com uma porrada de concessão de facilidades para a copa do mundo de 2014.

Entre outros absurdos, comentados adiante, consta a autorização para que a união, estados, Distrito Federal e municípios decretem feriado local nos dias de jogos da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações, em 2013.

Depois voltamos ao tema, mas comentemos: por que feriado? porque já se sabe que poha nenhuma das cantadas ações de montagem de infraestrutura vai ficar pronto de verdade e, apenas existirá um conjunto de gambiarras e serviços malfeitos por todo país, portanto tira o povo das ruas, põe em casa tomando cachaça e assistindo Galvão Bueno (se ainda estiver vivo) e deixa as cidades livres para os "turistas" que terão grana prá pagar as fortunas que custarão os ingressos. Imaginem o enorme prejuízo que será causado à produção nacional com essa porrada de feriados!
Consta também na merda do projeto, uma legislação especial para regular também direitos comerciais da venda de produtos e imagens e exploração da publicidade nos eventos. Por exemplo, a exibição de jogos em bares e restaurantes será liberada, desde que não haja cobrança de ingresso nem exploração publicitária. Qualquer plaquinha vai dar uma multa enorme e cana pro infeliz que ousar ir contra a FIFA.
As emissoras que não pagarem a transmisão só poderão transmitir até 3% dos jogos e em telejornais. O projeto garante à Fifa a exclusividade de explorar a propaganda e a venda de bens e serviços nas vias de acesso e no entorno dos estádios. Publicidade não autorizada, mesmo em balões e barcos, será retirada. Tá...E os comerciantes que já possuem este tipo de ação? Cana se insistirem?
Com alguma razão, o uso indevido das marcas, seja por reprodução ou falsificação, pode levar a detenção de três meses a um ano e multa. Mas e a pirataria vigente de ponta à ponta da nação?
A ingerência maior é uma série de facilidades para a obtenção de visto de entrada no Brasil, também está no texto.De acordo com o texto, o Brasil terá de assegurar visto de graça e em caráter prioritário para visitantes estrangeiros que já tenham ingressos ou confirmação de compra de bilhetes dos jogos da Copa no momento da solicitação de entrada no país. A emissão será válida até o dia 31 de dezembro de 2014, contada a partir da data de publicação da lei.
Pela medida provisória, poderão solicitar visto de trabalho gratuito os profissionais de imprensa que cobrirão a Copa do Mundo, assim como todos os integrantes da Fifa e seus convidados. A União também terá de conceder vistos a parceiros comerciais da entidade, como patrocinadores e prestadores de serviço. Para obter o visto, é necessária a apresentação de passaporte válido.
Para evitar episódios de intolerância durante os jogos, o projeto proíbe cartazes, bandeiras, símbolos ou mensagens de caráter racista e xenófobo, o que inclui também cânticos.
O projeto não faz menção à venda de meia entrada, mas deixa claro que só a Fifa poderá fixar preços de ingressos. Também não foi incluída a possibilidade ou não da venda de bebida alcoólica nos estádios.

Um comentário:

opcao_zili disse...

Oi cacique,
Era isso que o ex mais almejava?Arrastar-se diante de uma Ong disfarçada?
Por que não decretam feriado o mês todo? Assim a economia vai pro ralo de uma vez e os lucros só pra FILA, ops! FIFA. Sinistro, meu amigo.