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sábado, 24 de setembro de 2011

Asfalto de Borracha

Conforme a CONAMA, através da Resolução 258, de 26 de agosto de 1999, as empresas fabricantes e importadoras de pneumáticos são OBRIGADAS a coletar de dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional. Isso porque em algum momento estes pneus se tornarão resíduos potencialmente danosos ao meio ambiente e à saúde pública. A Portaria diz que a cada 4 pneus novos produzidos ou importados as empresas fabricantes deverão dar destino a 5 pneus inservíveis. Na Europa, 2 milhões de toneladas de pneus, por ano, chegam ao fim de sua vida útil. No Canadá esse numero chega a 30 milhões de toneladas-ano. Nos EUA, estima-se que 188 milhões de toneladas-ano sejam descartados em aterros ou dispostos ilegalmente. No Brasil, o número de carcaças de pneus descartados é de 35 milhões de toneladas-ano e estima-se que mais de 100 milhões são abandonados. Apenas duas áreas oferecem potencial para reutilizar o pneu: o energético e o de misturas asfálticas. No Brasil, a Petrobras é pioneira na pesquisa e desenvolvimento desta técnica ao desenvolver o asfalto-borracha.
Algumas vantagens do asfalto-borracha, em relação ao asfalto convencional, são: maior resistência ao envelhecimento, reduz sensivelmente o nível de ruído, melhor comportamento em altas e baixas temperatura.
Vale a pena assistir os dois vídeos abaixo. O primeiro é um vídeo da Petrobras apresentando o asfalto-borracha. O segundo é um caso de sucesso: Pernambuco. Lá, eles conseguiram resolver dois problemas ao mesmo tempo: dengue e asfaltamento.
O mundo é feito de boas idéias e todos nós buscamos melhorias para nossas vidas.











Um comentário:

opcao_zili disse...

Olá cacique,
Soube, também, que o asfalto-borracha é mais permeável. Boa idéia se utilizassem em grande escala, ao invés de procurar chifre na cabeça de cavalo para resolver problemas ambientais e as enchentes nas cidades.