Read In Your Own Language

terça-feira, 19 de julho de 2011

Então Por Que Aprovaram o Plebiscito?

Baseado em artigo de CATIA SEABRA para a Folha de São Paulo

Depois de fazerem a merda de aprovar a consulta popular por plebiscito para atender seus comparsas, opsss, seus pares do Pará, os parlamentares dos estados mais populosos estão à beira de um ataque de nervos e ameaçando uma verdadeira guerra civil no congresso.

Isso porque, se for aprovado o desmembramento do estado, primeiro no plebiscito, onde a chance é enorme pela campanha milionária em curso; e depois, no Congresso, a área que hoje equivale ao Pará teria seis novos senadores, totalizando nove. Até aí sem problemas, porque são acréscimos e sobrará apenas a conta para os idiotas contribuites pagarem.
No caso da Câmara dos Deputados, a coisa é mais enrolada. A Constituição prevê que cada Estado tem direito a um mínimo de oito deputados. Hoje o Pará tem 17 e assim se configuram duas hipóteses: num caso, os três Estados somariam 33 vagas na Câmara; as 17 já existentes e as 16 novas. Na outra, as 17 cadeiras seriam redistribuídas. Mas mesmo assim, seriam necessárias pelo menos outras sete vagas, exigindo a ampliação do tamanho da Câmara, hoje com 513 deputados.

Ou seja: os mesmos eleitores elegerão mais 2 governadores, 6 senadores, 16 deputados federais e perto de mais 40 deputados estaduais.
Como a lei fixa um máximo de 513 deputados, vai ter que se tirar de vagas de outros estados, aumentando a distorção representativa que hoje existe, com uma concentração maior de parlamentares no Norte.
Com a espalhação do fedor, os estados mais populosos, concentrados no Sul-Sudeste começam a se mobilizar para impor limites às bancadas dos que estão em vais de ser emancipados.
desequilíbrio na Câmara, com maior concentração de poder no Norte em comparação com o resto do país.
Uma das sugestões em curso seria reduzir oito para quatro o número mínimo de deputados por Estado e, neste caso, incluindo os estados existentes. Duro será convencer os deputados de Estados menores a aprovar uma emenda que reduz à metade o tamanho de suas próprias bancadas reduzindo a boquinha.

A ver o que acontecerá. Mas convém aumentar o número de detetores de metal na casa.

Nenhum comentário: