Read In Your Own Language

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rio 40 Graus - Filme de Nelson Pereira dos Santos 1955


Cantada em prosa e verso por suas extraordinárias belezas naturais, cultuada por 11 entre 10 brasileiros que adoram a amabilidade de um povo festivo, receptivo, alegre e majoritariamente ordeiro; a cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro sofre nos últimos dias com insanos e inconsequentes ataques de terroristas urbanos que assustam e matam seus cidadãos, destroem seu patrimônio e põem em polvorosa os organismos de segurança.

Há pouco tivemos eleições nas quais a presidente eleita e o governador reeleito, pregavam aos quatro ventos as maravilhas advindas da implantação da Unidades de Polícia Pacificadora, um dos pilares da campanha de ambos, tido e havido como modelo a ser seguido e copiado Brasil afora.

É; parece que não foi tão bem assim.

Bem antes do período eleitoral, li diversas críticas ao sistema, colocando-os como enganos claramente fabricados para vender uma imagem que não seria possível, posto que se estaria deslocando os "donos de morro"; traficantes e demais meliantes, de uma base para outra, dentro da própria cidade ou para cidades e até estados vizinhos; e que, mais cedo ou mais tarde, eles estariam de volta.

Outras, e mais graves, denúncias, davam conta que haveria acordos entre a administração pública e os bandidos, para não se haver confrontos nas comunidades em que se implantava esse serviço.

Parando prá pensar, pouco ou quase nada, se ouviu falar de prisões e desarticulações de quadrilha, na implantação das UPP's.

Os fatos dos últimos dias comprovam que as teorias eram corretas e tais unidades podem não ter passado de estelionato eleitoral.

Daí a concluir que a utilização em larga escala do sistema, levará o caos a outras cidades, não é uma hipótese surrealista.

No mapa abaixo, atualizado pelo ex-prefeito César Maia, e mantido no Link disponível no google maps, pode-se ver um infográfico dos ataques.

Fernanda Abreu já alertava na letra de sua canção: "Rio 40 graus; Cidade Maravilha, Purgatório da Beleza e do Caos".

Deus permita que se ache uma solução para a situação e que não se transforme o maravilhoso Rio de Janeiro numa terra de bandoleiros.


Nenhum comentário: