Read In Your Own Language

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Leilões Micados


NuncaAntisNaHistóriaDeçePaíz foi tão difícil conseguir achar tontos, ops,  investidores para os projetos de transmissão de energia. Eu estou falando isso há meses.
Recentemente, soube de um levantamento realizado pela Thymos Energia que apresenta informações de que, neste ano, apenas 37,5% dos lotes oferecidos pelo governo nos leilões para construção das linhas tiveram interessados. Somente no leilão de anteontem, oito lotes dos doze disponibilizados micaram e nem os chineses, última esperança da ANEEL, quiseram.
O deságio para as Receitas Anuais Previstas - RAP, a "taxa de sucesso" dos negócios, vem caindo rapidamente desde 2013, logo após a edição da milagrosa porém fatídica Medida Provisória 579, que reduziu na marra e politiqueiramente as tarifas de energia. Começou em 88% em 2012 para 64,7% no ano seguinte. Em 2014, foi para 52,7% e, agora, despencou de vez.
Tudo isso porque, até hoje, as transmissoras não receberam as indenizações prometidas para cortar em até 70% as tarifas na renovação dos contratos e, por isso, estão saltando fora de novos projetos.
A remuneração oferecida também não tem agradado. Claudio Sales, do Instituto Acende Brasil, alerta: há linhas que já foram oferecidas mais de uma vez, sem sucesso, sinal de que é preciso mesmo rever as contas. O risco não será apenas falta de energia gerada, mas de estrutura para escoá-la, como já estamos beeeem pertinho de acontecer.
Aliás, neste fim do mês tem leilão das usinas hidrelétricas. Também venho alertando que vai gorar....Aguardemos.

Nenhum comentário: