Read In Your Own Language

domingo, 29 de julho de 2012

Justiça Petralha: Tarda Mas é Falha


Lá no longínquo 2010 (lembrem-se, brasileiro tem memória curta e seletiva), a terceira na linha sucessória de escândalos na Casa do Espanto Civil da Presidência da República Erenice Guerra (primeiro o Zé Dirceu e depois a própria governANTA) surgiu no olho de um furacão envolvida até o pescoço numa relação imensa de tráfico de influência que beneficiaram filhos, maridos (???), amigos, ela mesma e por aí vai. Eram rolos e mais rolos na ANAC, no DNPM e na Casa Civil. Até um pobre piloto de motocicletas teve que pagar a recém-inventada Taxa de Sucesso para ter negócios com o governo. No caso dele, um patrocínio da Petrobras. Teve até declarações de surpresa na entrega de envelopes contendo milhares de reais em dinheiro vivo: "Caraca...Que grana é essa?" Ai veio aquela famosa comissão de inquérito administrativo sabor calabresa e chegou à conclusão de que nada restou de efetivamente provado, embora Erê tenha levado a rasteira para ser afastada da dentuça e não contaminar sua nova administração.
O inquérito policial seguiu até esta semana passada e, gloriosa surpresa novamente, Erê foi declarada inocente por ABSOLUTA FALTA DE PROVA, pois a procuradora encarregada de atuar no caso,  Luciana Marcelino, não viu a ocorrência de crime, embora as milhares de páginas de documentos produzidas pela PF conduzissem ao contrário. Com o MP  sugerindo o arquivamento, ao juiz responsável pelo inquérito, Vallisney de Souza, não havia alternativa. Disse ele, com certa dose de resignação nas palavras: “Segundo a lei, o juiz não pode indeferir o pedido de arquivamento e dar continuidade às  investigações”. 
E lá se vai mais um feliz petralha livre, leve e solto.
Ainda resta uma esperança pois o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) verificou que pelas contas bancárias da famíglia Guerra e de seus sócios e beneficiados manusearam volumes de dinheiro incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal. Diante da possível prática do crime de lavagem de dinheiro, a polícia vai abrir um novo inquérito.

Esperemos que caiam nas garras do leão, tal qual Al Capone.

Nenhum comentário: