Read In Your Own Language

sábado, 2 de junho de 2012

Dia da República Aqui Na Itália


Hoje é dia de um grande festa cívica aqui na Itália.O Dia da República Italiana, quando se festeja o nascimento da República, assim considerado após um plebiscito realizado em 2 e 3 de junho de 1946, qundo os italianos foram chamados às urnas para expressar suas opiniões sobre qual a forma de governo (monarquia ou república), gostariam de adotar no país, após a queda do fascismo.
Após 85 anos de reinado, com 12.718.641 votos contra 10.718.502 , a Itália tornou-se uma República e os monarcas da Casa de Savóia foram depostos e exilados.
Em junho de 1948, pela primeira vez na “Via dei Fori Imperiali” de Roma organizou-se uma parada militar em honra da República. Em 1950 o desfile foi incluído no protocolo de comemorações oficiais.
Atualmente o cerimonial contempla como destaque a colocação de uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido no Altar da Nação, seguido de um desfile militar na presença dos mais altos cargos do Estado e de convidados internacionais.
Este ano, por causa dos estragos do terremoto na região norte da Itália, as comemorações serão comedidas e em regime de luto e pesar, fala-se isso em todos os jornais e TV´s; diferente do nordeste do Brasil onde prefeituras, estados e a união irão gastar rios de dinheiro com festas de São João e quadrilhas (neste ponto me refiro às danças e não aos bandos) mesmo com os efeitos devastadores da seca.
O consulado italiano em São Paulo promoveu alguns eventos para comemorar a data, assim como em outras cidades de grandes colônias italianas no Brasil.
Mesmo com a desfeita do Brasil com o caso Cesare Battisti, houve em janeiro um convite oficial italiano para dona deelma participar da festa. Como quem tem c* tem medo, é claro que a governANTA não veio. Nem sei se nosso embaixador participará.
Da parte da Tribo dos Manaós, nossa homenagem a este povo tão valoroso e que tem me recebido tão bem.


Nenhum comentário: