Read In Your Own Language

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Terra Tremeu Sob os Pés do Cacique


Nem bem o cacique chegou aqui e já deu até terremoto. Há mais 500 anos que não acontecia isso na Itália.
Todos os jornais da manhã e agora à tarde comentam sobre o fato. Fala-se em mais de 100 mortos. A Defesa Civil da Itália informa também sobre 350 feridos e que o terremoto atingiu 5,8 graus na escala Richter, e que atingiu principalmente a região da Emilia Romana, aqui no norte.
Logo depois do primeiro abalo, houve um novo de tremor de 5,6 graus que destruiu mais construções já abaladas, dificultando o socorro de feridos e a busca por desaparecidos. Os moradores da região ainda permaneciam instalados em tendas, como medida de precaução.
O terremoto, teve seu epicentro em Mirandola, na província de Módena, e foi sentido em muitas zonas do Norte e do Centro do país. Em Ostiglia, na Lombardia, uma escola desabou segundos depois de os alunos terem sido retirados. Muitos outros edifícios modernos ou históricos deabaram.
A TV italiana está mostrando imagens das regiões atingidas, inclusive usando um veículo aéreo não tripulado, como um disco voador, que sobrevoa as áreas e permite a orientação das equipes de busca e salvamento.  
Os serviços de trem ao redor de Bolonha foram interrompidos. Moradores, alunos de escolas cujos prédios foram abalados, turistas e trabalhadores de edifícios públicos até no sul de Florença foram retirados, por medida de precaução. Bombeiros de diversas cidades da região trabalham na remoção de escombros e na busca de desaparecidos.
Aqui em Veneza, senti algo como se a cama estivesse balançando, mas achei que estava sonhando.  Só de manhã soube do que tinha ocorrido. Não houve danos e o trãnsito fue normalmente.
O Norte da Itália concentra grande parte da produção agrícola do país. Fazendeiros estimam que os prejuízos podem chegar a mais de € 200 milhões, cerca de US$ 251 milhões. Os tremores afetarão também a famosa produção do queijo Parmigiano Reggiano, uma das iguarias mais tradicionais do Norte italiano.
O presidente Giorgio Napolitano imediatamente deu declaração pública das ações em curo, diferente de uns e outros que só sobrevoam ou estão na França, tipo 9 dedos, Deelma e Wally. Os ministros que têm alguma coisa diretamente com a atuação também estão no local.
O Papa Bento XVI também enviou nesta terça-feira uma mensagem de apoio às vítimas dos sismos no norte do país. O Pontífice disse sentir uma “grande dor” pela tragédia e ressaltou que toda a Igreja Católica se sensibiliza pelas vítimas.
Onde andei hoje via-se cartazes de coleta de donativos para os desabrigados. percebo muita apreeenção e susto nas pessoas.
Oremos por este povo que sofre como o nosso. Pelo menos o governo deles atua imediatamente e sem sobrepreço.

2 comentários:

Jogosdoalexandre disse...

Ai Cacique fiquei preocupada contigo, da sinal de fumaça.

opcao_zili disse...

Como obrigação, o governo age rapidamente. Ô que inveja.
Deus o guarde cacique.