Read In Your Own Language

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Grana....Muita Grana.

Conforme anunciado por dona deelma em sua viagem sócio-turística à India na semana passada, será anunciado amanhã um pacotaço de novas linhas de financiamento aos setores industriais que se dizem prejudicados com a valorização do Real, de modo a manter a competitividade da industria nacional.
As ações serã materializadas através do BNDES em linhas de financiamento para investimento e capital de giro para um seleto grupo de setores da indústria com reduzidas taxas de juros e prazos maiores para pagamento. Estima-se que o montante chegue a R$ 230 bilhões.
Os fundos de desenvolvimento regionais (linhas tipo SUDENE, SUDAM, PIM, etc) também passarão por mudanças com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal passando a atuar neste mercado, com riscos e bônus das aplicações transferidos do Tesouro para os bancos.
Espera-se que asim os setores incluídos no programa resistam à concorrência dos produtos importados, já que são grandes geradores de emprego.
As novas condições de financiamento vão valer, a princípio, até dezembro de 2013 e visam principalmente financiar a aquisição de máquinas e equipamentos, para micro, pequenas e médias empresas com juros de 5,5% e 8,7% aa para grandes empresas. Para os exportadores, as taxas de juros serão de 9% aa para as grandes empresas e de 7% aa para as demais.
Sem dúvida é uma louvável iniciativa. Cabe porém se acompanhar a efetiva materialização do programa pois pode virar uma larga distribuição de rana sem a efetiva conversão em emprego e renda. além de criar um ponto de evasão de recursos por "taxas de sucesso"  de alguns programas. A ver...

Nenhum comentário: