Read In Your Own Language

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pesca: Um Assunto Sério no Brasil

01 de março de 2012 - Faltam 305 dias para acabar o ano ou 295 prá acabar o mundo. O que acontecer primeiro. Mas isso não importa.
O Brasil tem riquezas onde se pise. Já dizia o Cabral; o Pedro, não o Sérgio: "Onde se plantando tudo dá."
Apenas falando de águas, temos quase 7.500 de costa atlântica com 300 milhas de águas territoriais reconhecidas internacionalmente, uma das mais piscosas do planeta em quantidade e variedade; milhares de km quadrados de lagos e lagos, naturais e artificiais, milhares de km de rios e riachos ainda não poluidos pela irresponsailidades dos governantes; enfim...uma disponibilidade de gerar e produzir riquezas, empregos e renda em todas as pontas desse "continente" em que vivemos.
Mas a indústria pesqueira em plagas tupiniquins é um enorme aglomerado de amadores e "cooperados" subsidiados em períodos de defenso por bolsas do ramo e não se produz efetivamente poha nenhuma em termos de estabilização do ramo econômico e social. SIM. pois é uma forma de se manter famílias trabalhando honestamente sem depender de favores de governos.
Mas no meio a um enorme contingente de ministros do governo petralha, criou-se um tal ministério da pesca para supostamente dar estrutura ao segmento, sem que JAMAIS houvesse sentado na tal cadeirinha um filho de Deus que ao menos desconfiasse da tecnologia envolvida no processo.
Teve por lá até #IdeliForever, grande berrante-pescadora de clarinetistas da PM catarinense; sem falar no Luiz Sérgio que entende tanto do mercado piscicultor quanto o Zé que come sardinha em lata no marmitão.
Agora dona deelma pos no sinistério o bispo, cantor, profeta e conquistador de dízimos Marcelo Crivela. Potaquepareo. É o fim do mundo.
Lá na minha taba (estou em Guarulhos e portanto minha taba está LÁ...rsrsrs) tem uma porrada de cabocos que nunca pegaram numa vara (no bom sentido) e têm direito a bolsa-pesca na época do defenso. Com certeza isso se repete Brasil afora.
Mas aos olhos da corja, isso é distribuição de renda.
Tenho amigos que têm fazenda de produção de leite nos arredores de Manaus que têm enorme dificuldade de contratar vaqueiros e auxiliares porque TODO MUNDO tem bolsa por lá e trabalhar ninguém quer.
Ai vem a governANTA e nomeia o cara que vai resolver tudo; Marcelo Crivela. #CiFuDê.
Ele vai fazer o milagre da multiplicação dos peixes? Que poha esse josta entende de pesca?
Essa, entre outras, é a razão porque este cacique e esta tribo bate tanto nos canalhas que administram meu Brasil. É uma afronta aos que pensam, minimamente que seja.
Está cada dia mais difícil ver as "notícias" que saem em todos os meios pelos quais me informo do que ocorre na minha terra.
Não fosse o apoio moral, ético e até sensorial que recebo dos que convivo aqui nesta Tribo e em outros ambientes saudáveis; já teria caido fora desta luta quase insana que me atrevo a travar.
Como disse aquele da " coisa roxa": NÃO ME DEIXEM SÓ. É duro desse lado branco da força.

Nenhum comentário: