Read In Your Own Language

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Risco de Ações Terroristas na Copa. IIIIhhhh, Se-lascou-se

Numa linguagem bem chula, phodel...
Tá na Folha de São Paulo de hoje que a Polícia Federal conduz seu trabalho atual para que tenha que enfrentar na copa de 2014 um provável cenário de risco elevado para eventuais ações de grupos terroristas no período extremamente crítico em que estaremos recebendo um enorme contingente de pessoas do mundo inteiro, mormente autoridades e personalidades internacionaismo e expostos aos olhos do planeta.
Esta interpretação da situação foi apresentada pelo superintendente da PF em São Paulo, o delegado Roberto Troncon Filho, cuja especialidade é o combate ao crime organizado. Por que a informação alarmante vem de Sampa? Porque representa cerca de 70% do montante de entrada de migrantes no Brasil, e onde se concentra portanto, os maiores e mais bem treinados contingentes de policiais e agentes federais.
Acontece que, além de Sampa, aí estão vários outros portos e aeroportos que receberão os demais 30% do fluxo migratório. E o contingente a eles pertinente? Tem número de agentes, a mesma competência técnica e equipamentos adequados disponíveis?
Passando da porteira se está dentro do pasto. Nos voos domésticos não há controles de mesma profundidade para o tema terror. Outra coisa, terrorista não anda com passaporte fúccia ou verde-limão que os identifique de longe na "especialidade" profissional que abraçaram; nem são obrigados a passar nos detetores de metais das alfândegas.
Por mais que dona deelma tenha prometido uma esquadrinha de discos voadores tipo VANT para as fronteiras brasileiras, ao que se sabe, só existem atualmente 2 em fase de testes,um na PF e outro na aeronáutica. Nossa marinha não tem embarcação nem em número nem em capacidade operacional compatível com nossos acessos marítimos e fluviais; nossa aeronáutica vive às turras com canibalização de aeronaves para manter as demais voando, o exército tem contingente muito inferior ao necessário para ocupar a fronteira seca, conforme declarado inúmeras vezes pelos generais comandantes; e, portanto, não temos a tal rede de proteção prometida em campanha nas nossas divisas, sejam terrestres, marítimas, fluviais e terrestres.
Lembramos que, além da polícia de fronteiras, a PF e FFAA ainda terão que cuidar da segurança das autoridades presentes nos eventos, o que irá requerer esforços e contingentes adicionais.
Daí ficarmos mais alarmados ainda que os editores da Folha, no que se refere à grande preocupação com atentados terroristas durante o evento (e as olimpíadas também). Ambos serão foco de câmeras com enorme poder de divulgação sobre ações dessa natureza. Dizer que no Brasil o nível do risco é muito baixo por conta da "natureza amistosa e festiva" que vigora na nação é tentar tapar o sol com peneira, pois o terrorista que se preza irá adorar usar a Copa como palco de uma ação, não contra o simpático e receptivo povo brasileiro, mas contra uma delegação estrangeira. E na hora que a bomba explode ela não escolhe nacionalidade.

Penso que a visão da PF de um risco incomum ainda é muito frágil e leve e devemos nos preparar para um cenário em que o risco seja bastante elevado.
E ainda tem o lance de ações mais intensas de tráfico de drogas e crimes contra a administração pública e o sistema financeiro, não esquecendo que os agentes ainda terão de cuidar dos safados e bandidos internos, principalmente os do governo, que estarão roubando que nem doidos no período. entre outros.

Um comentário:

opcao_zili disse...

Com tudo isso que aí está escrito, vc acha que o NOSSA "puliça"dá conta?
Sei não!!!!!!!!!