Read In Your Own Language

domingo, 13 de novembro de 2011

Coisas da Amazônia: Barco-Escola

Com informações do Portal Amazônia






Publiquei AQUI que na Amazônia as coisas têm uma outra versão bem própria. Lá tratei de lancha-escolar, o equivalente ao ônibus-escolar de maior difusão e conhecimento. Hoje mostrarei os barcos-escola.
Nos municípios mais remotos por aqui, é difícil para o aluno ir prá uma escola de formação básica. Imagine para formação profissional? Assim, é comum os responsáveis por essa atividade, disporem de meios de levar a escola até eles. Procedem dessa forma os integrantes do Sistema S: SENAI, SENAC, SENAT, etc.
No exemplo, a balsa-escola do SENAC ancorada na cidade de Barcelos (396 km de Manaus em linha reta e 496 pelo Rio Negro), treinará 29 turmas em aulas de 18 cursos diferentes, fruto de parceria com o Centro de Tecnologia do Amazonas (CETAM) e a Prefeitura de Barcelos, o que já vem ocorrendo desde maio deste ano, com previsão de conclusão das atividades educacionais no próximo mês de dezembro. Os Professores são de Manaus e ministram aulas de beleza, saúde, informática, gestão, comércio, turismo e hospitalidade; em cursos de Técnicas de Organização de Eventos e Cerimonial, Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar, Cabeleireiro Assistente, Aplicativos Básicos de Informática, Excelência no Atendimento, Técnicas de Vendas, Primeiros Socorros, Biosegurança em Saúde, Qualidade nos Serviços de Portaria, Aperfeiçoamento para Copeiro, Palestra DST-AIDS, Palestra de Educação Ambiental, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Administração de Pessoal, entre outros.
Este tipo de ação acontece desde 2000 e se repete a cada ano, com o objetivo é levar educação profissional ao interior.
Esta unidade dispõe de uma estrutura com dois andares, cada um com 180 metros quadrados e infraestrutura moderna e com equipamentos tecnológicos de ponta.
Completando a nossa informação, o município de Barcelos, está situado na margem direita do rio Negro. sendo o maior município do estado em área, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira no Pará. Foi a primeira capital do Amazonas, até 1758, havendo o município como é hoje, sido criado em 1931. Era parte dos domínios deste cacique Ajuricaba em sua outra encarnação temporal.
Se fosse um estado (tão em moda de ser criado pelos políticos ratazanas) Barcelos seria maior que como Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro, entre outros; e teria fronteiras internacionais com a Venezuela a noroeste e norte, além de interestaduais com os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; além das cidades de Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste; estas no próprio Amazonas.
Contempla o maior arquipélago fluvial do mundo, o Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais (exportados aos milhões) e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá. A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, arroz e mandioca, não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.
Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d'água livre do Brasil com quase 400m de altura.Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

Venha pescar esportivamente e admirar os Cardinais e Acarás dos igapós (floresta alagada) da região. Visite Barcelos. Época recomendada: entre setembro e dezembro; pois as temperaturas são mais amenas e os rios estão em vazante e a pesca é mais divertida.

Nenhum comentário: