Read In Your Own Language

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma Seleção de Futebol Genuinamente Nacional

Juro que não estou querendo fazer humorismo. É que a atual população do Congresso Nacional insiste em me remeter a fazer posts desse tema. Pode parecer que estou brincando, mas é sério.

Depois da árdua missão de bajular dona deelma e abafar o caso do apartamento e da garçoniere, ops, do escritório do Toinho; suas inçelenças deputariais parece que estão meio à toa.
O buxixo de hoje foi um tal de Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, divulgar que quer que a seleção brasileira volte a ter apenas jogadores que atuam no Brasil. Ou quase isso.

A criatura de Deus teve o displante de apresentar semana passada, um projeto de lei que determina que as seleções de jogadores profissionais convocadas para defender o Brasil em quaisquer torneios, sejam formadas basicamente por atletas não estejam no exterior, limitando os "estrangeiros" a 10%, no máximo.

POTAQUEPAREO. Agora lascou-se tudo.
Na cabeça do insano, "a sociedade anseia isso, já que sendo o futebol uma paixão popular, quando a seleção tem maioria "estrangeira" os jogadores não tem nem conhecimento da cultura brasileira. É uma vergonha”.
Como exemplo e base de seu brilhante raciocínio, Jovair demonstrou que na última Copa do Mundo, apenas três dos 23 convocados por Dunga (vixe, vixe) estavam atuando no Brasil. O número representa apenas 13% do total elenco, bem abaixo do que espera o deputado.
Claro que essa poha ainda está no começo do loooongo caminho no congresso, mas dá prá ver o nível dos "habitantes" das casas legislativas atuais. Mas Jovair mostra confiança e diz que a ideia já foi aprovada pelos seus pares em conversas informais, bem como por pesquisas que diz ter; e que mostram que a população aprova a proposta.
O deputado até admite fazer concessões em sua proposta inicial, mas nada muito drástico: em condições normais de temperatura e pressão, o atleta tem de estar jogando nos últimos seis meses no Brasil. Prá quebrar o galho, pode aceitar até 20% de fora. "Isso vai aproximar a seleção da torcida”, disse o parlamentar.
E vocês pensam que essa asneira é de agora? Totalmente enganados: em 2006 um taR de Luiz Carlos Hauly apresentou uma merda semelhante. mas era beeem mais inflexível: só poderiam integrar a seleção se estivessem jogando no Brasil nos 12 meses anteriores à competição internacional.

A frase "O Brasil é uma "pátria de chuteiras" reflete bem a paixão nacional pelo futebol, mas o que temos visto são "chuteiras de párias".

Não li o projeto na íntegra, mas parece constar que se a CBF desrespeitar as regras para convocação, estará sujeita a multa equivalente a 100 vezes o valor da remuneração do atleta ou técnico convocado irregularmente, além de ficar passível de sofrer intervenção do Ministério Público Federal até que a irregularidade seja sanada. A multa será destinada a entidades formadoras de atletas amadores. A fiscalização dessas regras será feita pelo Conselho Nacional de Esporte (CNE).

Meu nobre deputado, pergunte ao seu colega Romario, o peixfche, o que ele acha dessa sua idéia de jerico, e depois voltamos a conversar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse lembra o Médici, que escalou o Dário, Dadá Maravilha, na Copa de 70.
Grande abraço, cacique
@BlogOlhonaMira