Read In Your Own Language

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pior Que Preconceito É Ignorância

Tá escrito aí do lado que o cacique é nortista-nordestino. Vamos à lógica disso: nasci em Manaus, morei a infância e adolescência em Recife. Depois de formado, por um acaso da vida, fui contratado em Manaus. Pronto. Chega de biografia.

Na empresa em que trabalhava e em turismo, conheci o Brasil de ponta a ponta. Das 21 capitais só não conheço 5; e conheço muito dos interiores dos estados. Na vida profissional, tratei com gente de todas as raças e cores, de diversos credos, preferências e nacionalidades; e nada, absolutamente nada, fez com que mudasse meus princípios por quaisquer motivos ligados a particularidades de quem quer que fosse. Respeito a todos como são, embora me reserve o direito de não gostar de hábitos e métodos de alguns.

Portanto, não me considero homofóbico, nem heterofóbico nem maisoumenosfóbico. Fim da conversa.

Ontem pelearam Ceará X Flamengo no jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil. Jogo nervoso, complicado para ambas as partes em que venceu o Ceará.

Mal acaba o jogo saem comentários de extremo mau gosto de torcedores do Flamengo pelo twitter contendo comentários de menosprezo e xingamento aos nordestinos, aí já sem levar em conta o adversário do jogo, mas todos os oriundos daquela maravilhosa região.

Pelo menos dois foram citados pelos maiores jornais do Brasil hoje.

Uma tal de Amanda Régis (@_AmandaRégis), escreveu: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça"{sic}. Essa gloriosa lourinha dos olhos claros (eita, quem foi que disse isso mesmo?) também escreveu que " Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!"{sic}.
Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como Lucian Farah (@lucianfarah77). Em três publicações ele diz: "Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!"{sic}; "Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta"{sic}; além de "Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa"{sic}. Claro que com a velocidade da luz, como as coisas acontecem na grande rede, o troco foi imediato e avassalador. Quem bate esquece, quem apanha nunca. Uma enxurrada de comentários oriundas do Nordeste levou as hashtags #Amanda Regis, #orgulhodesernordestino e # Nordestinos ao Trending Top.
havia posts de ofensa aos torcedores do Flamengo e aos "sulistas"em geral; e outros mostraram orgulho por serem oriundos da região. Por outro lado, também houveram posts "ascendentes" do sul para o nordeste, cumprimentando e apoiando a vitória e a classificação do time cearense.
Depois da eleição e confirmada a vitíoria de dona deelma, fruto de uma maciça votação justamente no Norte e Nordeste, já havia acontecido fato semelhante. Houve até o caso de uma estudante (Mayara Petruso) que sugeriu no Twitter que para fazerem "um favor a SP", um nordestino deveria morrer afogado. Essa atitude também levou a forte troca de carinho entre os brasileiros do norte e do sul, passando um risco na Bahia, como um Tratado de Tordesilhas horizontal.
Mas, diferenças e divergências regionais à parte, quem começou, incentivou e instigou essse tipo de coisas? Ganha uma mariola quem respondeu o EX.

Foi ele que levou em seus discursos exasperados e ilegais na campanha, gastando nossa grana com viagens casadas com os comícios da futura governanta, à intensa troca de xingamentos entre vários brasileiros que tinham suas diferenças, por certo, mas em uma escala limitada às brincadeiras e gozações, nada bullyingnísticas, como acontece há séculos.

Consequentemente, ponho mais essa encrenca nacional na conta do nove dedos; além da volta da inflação, da corrupção desenfreada, das benesses e cortezias feitas mundo afora com o erário na incansavel e insana busca de ser o Secretário Geral da ONU ou prêmio Nobel, e mil e outras mer*** que deixou prá trás.

Ao invés de grande pacificador universal, como queria parecer, o que esse ignóbil fez foi acirrar ânimos que nunca foram tão exaltados.

Vade Retro nefasto.

Nenhum comentário: