Read In Your Own Language

sábado, 21 de maio de 2011

Quem Vai Chutar o Pau da Barraca?

Esse é o título do post no Portal do Holanda hoje.
Escreve ele que mesmo dona deelma tendo prometido alto e bom som que a SUFRAMA terá sua ação prolongada por mais 50 anos (prá mim isso é apenas simbólico e uma forma de manobrar o eleitorado local. Por que não perenizar logo e pronto?); manda sua tropa de choque enxertar como contrabando inconstitucional numa MP em tramitação, artigos que tiram suas vantagens competitivas; mais que "apenas um charme", e toda a razão que atrai investimentos, negócios, gera empregos e desenvolvimento no Amazonas.
Segue o Holanda: São poucas as vozes contra a MP que desonera a alíquota do PIS/Cofins para a produção de tablets em qualquer lugar do Brasil e fere de morte a Suframa. No Senado, Vanessa Grazziotin usou uma linguagem ainda tímida, que não é sua, para alertar que a Medida Provisoria prejudica o Amazonas. Já Eduardo Braga preferiu o silêncio. Se tiver que conversar sobre o assunto, será reservadamente, com a presidente Dilma, com quem tem boas relações.
Sabe-se na taba que dona deelma prometeu ao ex-governador o poder de indicar o próximo superintendente da Suframa. O vaidoso senador gosta do prestígio que goza junto ao Palácio do Planalto, portanto não será ele também que irá "chutar o pau da barraca" para defender o Amazonas.

O senador-reserva do PT, alçado ao cargo pela nomeação do titular Alfredo Nascimento para Sinistro dos Transportes, dócil e maleável, não vai perder a boquinha e enfrentar nadica de nada.

E os 8 deputados federais? Um é do PT, tá fora; um tá mais enrolado que maçaroca de papagaio com a justiça; um só pensa em dominar o seu partido localmente; um vive sonhando e ser ministro perpétuo do TCU; um tá atolado em inqueritos que vão de desvios até mortes. Dá prá arriscar R$ 1,00 na deputada dona de uma TV? Tem voz, mas é concessão pública que pode perder. Tem outro que até já se pronunciou contra a MP 517, mas é novato e fala muito mansinho. O que fala forte, é experiente e tem bom tráfego, é da oposição em nível local e nacional. Apita pouco.

Meu Deus! Mas de quem será o chute?
Entra na briga, meio que solitário, o governador Omar Aziz, que fez e continuará fazendo peregrinações na corte, falando com meio mundo prá tentar reverter. Mas sua voz ainda é tíbia.

Uma coisa é certa: o turco tem coragem. Falou na imprensa nessa sexta-feira que a MP criada para beneficiar a Foxconn, desonerando de 9,5% para zero a alíquota do PIS/Cofins para a produção de tablets é inconstitucional. Omar pretende ir, se necessário, ao Supremo Tribunal Federal. Isso já foi feito no passado com sucesso. Se precisar repetir, que assim seja.

O problema é que o STF hoje já não tem mais a mesma isenção daquele tempo.

Vigiemos e Oremos.

Um comentário:

Pfuime disse...

Mas que coisa!
Não fazem nada pelo Brasil mesmo...
O imediatismo com vantagens pessoais tomou conta de tudo.
Abçs!