Read In Your Own Language

sábado, 7 de maio de 2011

171 Anos do Nascimento de Piotr Ilich Tchaikovski

Baseado em dados do History Channel

Piotr Ilich Tchaikovski foi um dos compositores russos mais importantes do século XIX. Nasceu em 7 de maio de 1840 e faleceu por auto-envenenamento com arsênico em 6 de novembro de 1893. Começou a estudar música desde pequeno. Aos quatro anos participava das aulas de piano que seu irmão mais velho recebia e, aos sete, tinha lições, primeiro de um professor local e mais tarde de um professor de Moscou, cidade à qual a família se mudou em 1848. Em 1850, a família decidiu que o jovem Piotr estudasse direito e o inscreveram na Escola de Jurisprudência de São Petersburgo, onde permaneceu até se graduar como advogado. Paralelamente a seus estudos de direito, continuou seus estudos de piano.

Entre suas obras se destacaram os balés O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes e Mazurca; além da exuberante Abertura 1812, que relata musicalmente a guerra Franco-Prussiana.

Suas músicas sempre levam a extraordinários arranjos e apoteóticos movimentos.

Vejam Svetlana Zakharova, a Ucraniana do balé de Bolshoi, chamada de "a bailarina gorda" por seu peso acima dos padrões das artistas do ramo; em O Lago dos Cisnes. Quanta leveza, se me permitem o trocadinho.



Nenhum comentário: