Piotr Ilich Tchaikovski foi um dos compositores russos mais importantes do século XIX. Nasceu em 7 de maio de 1840 e faleceu por auto-envenenamento com arsênico em 6 de novembro de 1893. Começou a estudar música desde pequeno. Aos quatro anos participava das aulas de piano que seu irmão mais velho recebia e, aos sete, tinha lições, primeiro de um professor local e mais tarde de um professor de Moscou, cidade à qual a família se mudou em 1848. Em 1850, a família decidiu que o jovem Piotr estudasse direito e o inscreveram na Escola de Jurisprudência de São Petersburgo, onde permaneceu até se graduar como advogado. Paralelamente a seus estudos de direito, continuou seus estudos de piano.
Entre suas obras se destacaram os balés O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes e Mazurca; além da exuberante Abertura 1812, que relata musicalmente a guerra Franco-Prussiana.
Suas músicas sempre levam a extraordinários arranjos e apoteóticos movimentos.
Vejam Svetlana Zakharova, a Ucraniana do balé de Bolshoi, chamada de "a bailarina gorda" por seu peso acima dos padrões das artistas do ramo; em O Lago dos Cisnes. Quanta leveza, se me permitem o trocadinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário