Read In Your Own Language

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Funcionário Públicos na Mira do Governo

No curso da entrevista à TV Senado, o atual líder de deelma no Senado Romero Jucá, reafirmou que o governo enviará ao Congresso, ainda em 2010, projeto que trata da aposentadoria dos servidores.
Recordou que, sob Lula, aprovou-se uma lei impondo aos novos funcionários públicos regras de aposentadoria análogas às da iniciativa privada.
Porém, o governo não criou até hoje o fundo de pensão que, mediante contribuições, proveria a complementação da aposentadoria desses servidores.
“Neste ano, o governo pretende criar esse fundo”, disse Jucá. Ele esmiuçou os estudos:
“Está-se discutindo se será um fundo único ou um fundo para cada Poder [Executivo, Legislativo e Judiciário]. Provavelmente este será o modelo...”
“...Ao se criar o fundo neste ano, passa a valer a regra de novas aposentadorias para o setor publico...”
“...Será uma aposentadoria básica, mais a complementação que o trabalhador fez para o fundo. Provavelmente neste ano começa a valer essa regra”.
Jucá explicou que a situação dos servidores antigos não muda. Têm, segundo ele, “direito adquirido” à aposentadoria integral.
As regras antigas valem, segundo ele, também para os servidores que foram à folha depois da sanção da lei que modificou a sistemática.
Por quê? Embora tenha aprovado a nova regra de aposentadoria para os servidores, “ governo não criou o fundo" de pensão. E o novo modelo não está valendo”.
Só entra em vigor, disse Jucá, “no momento em que o fundo estiver criado”.
Portanto caríssimos funcionários públicos que votaram em dona deelma, vocês estão na alça de mira. Todas as promessas de campanha foram esquecidas.
Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

Sonia disse...

Também ando com problemas de memória...acho que vem se agravando nos últimos oito anos...sinceramente, não lembro de nenhuma promessa de campanha que tenha sido cumprida. Alguém lembra?