Read In Your Own Language

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tudo Aumenta Menos a Tabela



Pois é. Vira o ano e aumentam os vencimentos dos parlamentares e otoridades, aumentam as taxas e tarifas públicas, aumentam mensalidades de escolas, aumentam mantimentos e necessidades domésticas, aumentam impostos e serviços públicos, etc.
Salários e remunerações não seguem essa lógica. Quando muito, para categorias mais organizadas, existe um mês no ano em que discutem reajustes anuais com seus contratantes, nos quais, com muita sorte e dedicação, conseguem repor perdas de origem inflacionária.
Por sí só isso já seria claramente configurado como regressão em padrão de vida, propalado justamente ao contrário pelos (des)governos do EX e de dona deelma que afirma de pés juntos haverem multiplicado peixes e pães.
Agreguesse o pior dos saques contra os que não legislam sobre seus salários, soldos, remunerações, vencimentos e demais termos previstos pela Secretaria da Receita Federal:
O alinhamento da Tabela Progressiva de Descontos do Imposto de Renda.

É esse o nome oficial, mas o que importa é que essa coisa se aplica às retenções mensais de IR em contra-cheques, ou outro nome que tenham as demonstrações de pagamento, com o que você confrontará suas despesas dedutíveis na declaração anual.
Essa coisa não corrigida acumula perdas há décadas, estimando-se que esteja em torno de 80%.
Como na hora de confrontar o que se pode abater com o que já foi recolhido, o leão é pouquíssimo complacente, a grana retida volta em quantidades bem menores às devidas, em prazos beeeeem longos, com pequenas correções e se transformando portanto, em AUMENTO EFETIVO do imposto devido.
As centrais sindicais, fortemente subsidiadas por verbas e transferências federais, nem se mexem sobre isso (exceto, por enquanto, a pequena UGT -União Geral dos Trabalhadores).
É mais um ítem a se por na pauta de alertas a serem apresentados aos que achamos que podemos e devemos contar para nos defender.
Mostrar aos nossos semelhantes em twitter, facebook ou equivalentes não adianta. Encaminhem seus pleitos aos parlamentares, Ministérios Públicos, e outros organismos representativos da sociedade organizada.
De modo ordeiro mas intenso podemos participar.
Não se curve. Faça sua parte

Nenhum comentário: