Read In Your Own Language

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Cordelando 101: Fim de Mandatos e "Novos Começos"


Vai chegando o fim do ano,
E tudo tem que mudar.
Fim do primeiro mandato,
Segundo vai começar.
Fora o povo do dinheiro,
Que a dentuça nomeou.
Não vingou mais nenhum nome,
Pois confusão já causou.

Comprometida com a base,
Renovando o aluguel.
Tem lá tanto candidato,
Que não cabe no papel.
Sem falar no xeque mate,
Que só causa restrição.
Pelos nomes envolvidos,
No rolo do Petrolão.

E o juiz Sérgio Moro,
Recebeu mais um listão.
Onde aparece mais gente,
Que abuletou seu bilhão.
Dessa vez já aparece,
O nome de autoridade,
Agora que eu quero ver,
Como vai ser de verdade.

Tem Humberto, Lindbergh,
Gleisi, Delcídio e Renan.
Roseane, Jucá, Raupp,
Vai sair mais amanhã.
Palocci já está no meio,
Sérgio Cabral tá também.
Acho que pra ser ministro,
Não vai sobrar mais ninguém.

A dentuça mesmo disse,
Conversando com Cristina.
Que no Brasil é difícil,
Que o gabinete defina.
Pôs a culpa até no face,
Que nomeou de maldito.
Pois lá se fala das coisas,
Que põem ela no perigo.

No que se refere a Graça,
Que manda na estatal.
A pressão está enorme,
Pra acabar o carnaval.
Se tira diretoria,
9 dedos anunciou.
Isso é problema da deelma,
Foi ela que nomeou.

Olhando na foto acima,
Me veio a inspiração.
Disse Toffinho no discurso,
Terceiro turno tem não.
Como pode o magistrado,
Duma corte eleitoral,
Descartar contestação,
.Duma coisa imoral.

Por conta desse diploma,
Discursou a governANTA.
Falou de todo sucesso,
Que seu governo alcança.
Disse que ela inventou,
A recente operação.
Pois é meta que ela tem,
Acabar corrupção.

Um outro fato marcante,
Feita em tom de despedida.
Foi o grande Ribamar,
Chorando sua saída.
Colocou-se como vítima,
Ao falar do Maranhão.
Pois segundo o que ele pensa,
Teve grande progressão.

Outro buxixo danado,
Que surgiu lá no plenário.
O bate boca da poha,
Bolsonaro com Rosário.
Ela chamou estuprador,
Ele diz que não merece.
Pois não vai ter que estuprar,
A ela que não merece.

Encerrando-se também,
Todas duas CPI´s.
Fizeram dois relatórios,
Se por os pingos nos I´s.
Marco Maia até tentou,
Dar uma de acusador.
Mandando investigar,
O bagrinho que boiou.

Lá em cima nuzistêites,
O Obama avermelhou.
Estendendo sua mão,
Ao cubano ditador.
Por um lado até foi bom,
Pois acaba a armadilha.
Da esquerda idiota,
Sobre o boicote na ilha.

Encerrando o cordel,
Falando de amenidade.
Lá na ilha do Havai,
Não faltou publicidade.
Numa praia conhecida,
Pelas ondas entubadas,
Medina não conseguiu,
Dar sua comemorada.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cordelando 100: Centúria é Pra Festejar


Em julho de 2011, minhas queridas amigas @moimemei e @online_boo (na ocasião, @sonia_lv) deram uma corda danada pra eu começar a fazer poesia. Sem a menor habilidade para tal, resolvi fazer um cordel, brincadeira de terraço de casa de praia com meus irmãos e amigos.
Deu certo, tomei gosto e passaram a sair os cordéis cômico-político-ácido-sacaneáticos desta Tribo dos Manaós, que tento postar nas sextas feiras, comentando sobre os fatos da semana.
Mas um marco centenário não se pode gastar com as canalhices deste (des)governo, o mote principal dos versos. Vou usá-lo para fins mais nobres e celebrar esta referência importante e histórica.
Grato aos leitores pelo que me aturam em meus desabafos rimados. Vamos rumo aos 200...

Como é bom comemorar,
Uma data importante.
Afinal inteirar 100,
Não se faz a todo instante.
Usando aqui o espaço,
Pra criticar coisa ruim.
Tenho feito muito amigo,
O que é muito bom sim.

Cada sexta que se passa,
Mais gente comparece.
Sei que leem o que escrevo,
Pois na contagem aparece.
Poucos deixam comentário,
Isso até me faz bulir.
Custa nada me dizer,
Se gostou do que escrevi?

Quando estou pondo meu texto,
Na tela em frente a mim.
Rio feito um corsário,
Comemorando o butim.
Parece que vem no peito,
Revanche do que passou.
Pouco posso reparar,
Mas barato não ficou.

Leio no face ou twitter,
Risada grande que só.
O que até me consola,
Pois doido eu não estou só.
Quando repassam pra frente,
Atraindo mais um leitor,
Até ouço o aplauso,
Pois foi mais um que gostou.

No meio da caminhada,
Apareceu encomenda.
Fazer um cordel prum amigo,
Vontade me incrementa.
Teve a rádio do seu dino,
O bistrô do Edgard.
Aniversário de monte,
Fiz cordel pra agradar.

Engenheiro bem ligado,
A construir e montar.
De repente me percebo,
A numa tela versar.
E não é que fica bom,
Depois de tudo rimado.
Faço verso criticando,
O roubo de todo lado.

Devo aqui agradecer,
Ao povo lá da dentuça.
Pois motivo não me falta,
Pra lhe por dedo na fuça..
Fazem merda de montão,
Asneira que não acaba.
Deixando este cacique,
Na rima desembalada.

Tem até uns personagens,
Que aqui sempre aparecem.
E não é por implicância,
Mas eles que se oferecem.
Eu não posso é perder,
Nenhuma ocasião.
Ponho logo no cordel,
E causo a tal confusão.

Vamos em frente meu povo,
Tem 4 anos na frente.
A Tribo não vai deixar,
De apoiar nossa gente.
Batendo em quem se precisa,
Elogiando se puder.
E aqui sem preconceito,
Seja lá homem ou mulher.

100 versos se completou,
Vai ter mais 100 se vier.
Agradeço só a Deus,
Se saúde Ele me der.
Pois coragem não me falta,
Na rima tenho valor.
Vou fazendo meu trabalho,
No bandido dou calor.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cordelando 99: Verdade Verdadeira?


Que imagem comovente,
Escolhi para postar.
Igualzinha a crocodilo,
A dentuça a lagrimar.
Tudo apenas pela causa,
E não só por vaidade.
Ao sair o relatório,
Da comissão da verdade.

Prepararam encadernado,
Calhamaço do grandão.
Entregaram pra dentuça,
Na solene reunião.
Disseram que investigaram,
Lá desde 48.
Na verdade o que fizeram,
Foi dourarem o biscoito.

Julgaram e já condenaram,
Quase todos generais,
Uns PMs contratados,
Não ficou nada pra trás.
Esqueceram de buscar,
Quem morreu do outro lado.
Inocente que tombou,
Por causa do atentado.

Tiroteio em plena rua,
Bala voando no banco.
Sequestro de embaixador,
Isso varreram pro canto.
Importante é garantir,
Pra muitos grande pensão.
Uma grana do gunverno,
Quer merecesse ou não.

Tá certo que teve gente,
Que apanhou pra valer.
Um que nem sabia nada,
Outro fez por merecer.
Um que desapareceu,
Outro que sumiu do mapa.
Botando lá sempre a culpa,
No torturador de capa.

Voltando ao outro lado,
Onde tudo se aceitou.
Se dizendo democratas,
Uma luta se formou.
Só sei que o que diziam,
Diferente se fazia,
O objetivo mesmo,
Foi matar democracia.

Na sua cabeça insana,
Que dentro só tem jujuba.
Queriam só transformar,
O Brasil na grande Cuba.
Tava tudo arranjado,
Acertado com Fidel.
Brasil virava comuna,
Ia ser sopa no mel.

Agora passado tempo,
Anistia concedida.
Apaga todas as culpas,
Encerra toda intriga.
Volta quem tava exilado,
Perdoa quem sequestrou.
Militar foi reformado,
Bandido regenerou.

OAB achou foi pouco,
Recorreu até supremo.
Tortura não se perdoa,
Tem que bater com o remo.
Os ministro discordaram,
Aprovada estava a lei,
Todo mundo anistiado,
Era palavra de rei.

Tão logo se abuletaram,
Na cadeira do poder.
Os comunas revoltados,
Fizeram prevalecer.
O desejo recolhido,
De se vingar dos milico.
Por terem perdido a guerra,
Sem nela nem terem ido.

Criaram a comissão,
Pra apurar o que se passou.
E o resultado que deu,
Quase a todos agradou.
Canonizaram de santo,
Bandido sequestrador.
Puseram em cima do altar,
Quem a bomba detonou.

Com o perdão de quem sofreu,
Realmente por tortura.
Isso eu mesmo não aceito,
Fica aqui a minha jura.
Mas fazer apuração,
Das desgraças só de um lado.
Me parece sacanagem,
Tendência de algum safado.

Ou se pune a todo mundo,
Que a lei desobedeceu.
Ou deixa lá como está,
Respeitando quem morreu.
Chororô que seja sério,
Pela mãe, esposa, filha.
Seja de verde ou vermelho,
Não vamos botar mais pilha.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cordelando 98 ANTA; regovernANTA - 036: Licença Para Matar


Ocorreu esta semana,
Uma grande votação.
Que libera a governANTA,
Pra gastar um dinheirão.
O projeto 36,
Revoltou toda nação,
Pois quebrou regra do jogo,
Que tem tempo de montão.

Uma Lei bem no jeitinho,
Pra esconder a confusão.
A bagunça que virou,
O orçamento da União.
Depois que gastou um monte,
Seja correto ou não.
Apaga tudo que fez,
E não deixa rastro não.

Gasto se faz com responsa,
Isso agora se acabou.
Quando tá chegando a hora,
O ano que se findou.
Esquece o investimento,
Deixa pra lá isenção.
O importante é mostrar,
Que tudo tem correção.

Muito mais que 100 bilhões,
Há que desaparecer.
Pra poder fechar a conta,
Tudo pode se fazer.
Se não cabe pelo bem,
Faz-se de toda mutreta.
Fecha a porra do balanço,
Nem que seja na marreta.

Mas a coisa não foi fácil,
Pois tinha a tal lei fiscal.
Mandou-se então pro congresso,
Um chuncho fenomenal.
Mudando em tudo o limite,
Aumenta o consentimento.
Contanto que se abafe,
A explosão do orçamento.

A base bem alugada, 
Não se curvou logo não.
Aproveitou a sacada,
Pra empurrar um pacotão.
No momento que se vive,
Mudança no ministério,
Pediram um carguinho e outro,
Pra valer o adultério.

Achando pouco o butim,
Parlamentar já aumentou.
A cota das tais emendas,
Que no passado colou.
"Queremos alguns milhões,
Pra indicar pra o que quiser.
Setecentos cada um,
Dê a merda que lá der".

No afã de se livrar,
De um crime federal.
A dentuça topou logo,
Começou o carnaval.
Cada um que lá falasse,
Defendia com ardor.
O projeto de poder,
Que o PT implantou.

Oposição até tentou,
Segurar o pacotão.
Fizeram sim muito esforço,
Usando a obstrução.
Conseguiram pelo menos,
Segurar uma semana.
Pra não deixar entrar frouxo,
No nosso cu a banana.

Mas não teve jeito não,
No dia que foi marcado.
Todo mundo no plenário,
Um fuzuê arretado.
Começou pela tardinha,
Mas logo se percebeu.
Que a galeria cheinha,
No bolo já se meteu.

Começaram caladinhos,
Como prevê regimento.
Mas duma hora pra outra,
Surgiu o constrangimento.
A galera gritou algo,
Deputada duvidou.
O que era "Vai Pra Cuba",
Vagabunda já virou.

Puta merda só lhe digo,
Foi grande o arranca-rabo.
A puliça interviu,
Porrada pra todo lado.
Cabeleira se meteu,
E mandou esvaziar.
Por pouquinho a dona Ruth,
Escapou de se esganar.

Dia seguinte retorna,
A vergonha nacional.
Acocorou Congressista,
Na ordem passional.
"Vota Saporra na marra",
Ordenou a presidentA.
Façam a parte de vocês,
Que o resto aqui nóis aguenta.

O babado foi enorme,
Demorou o dia inteiro.
Entrou pela madrugada,
Como se fosse puteiro.
Aprovaram o bagulho,
Do jeito que se mandou.
Desde já eu adivinho,
A zona aqui se implantou.

Só me diga meu amigo,
Quem é lá que vai querer.
Cumprir o seu orçamento,
E nunca mais se eleger?
Cada um que gaste mais,
Não interessa em que for.
Pois lá no final do ano,
O pecado se acabou.

Não é só o executivo,
Que vai fazer isso não.
Vai ser nos tais 3 poderes,
Gastança no caminhão.
Descontrole do cacete,
Sujeira pra todo lado.
Um retrocesso no tempo,
A volta do descalabro.

Uma coisa é já bem certa,
Findou estabilidade,
A moeda vai virar,
Um item de caridade.
Previsão que se fazia,
Valendo pro ano inteiro.
Não chega no fim do dia,
Para todo brasileiro.

Grana vai ser pouca não,
Pra cobrir o grande rombo.
Todos sabem a origem,
Nosso bolso sente o tombo.
Novos impostos e taxas,
Já começam a renascer.
Nosso salário já sente,
Que começa a se fuder.

Pena mesmo que não possa,
Dar um tapa num safado.
Na hora que o bicho pega,
Só sobra pro nosso lado.
Eles sempre tão de boa,
Pois na hora do aperreiro.
Aumentam seu pagamento,
Sem ter medo nem receio.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lista do Toma-Lá-Dá-Cá


Aqui temos a lista dos que foram contra e a favor da aprovação do PLN 36, a Lei do Chuncho, ou a Lei do Calote, como preferirem. Sintam-se à vontade para mandar e-mail para os congressistas.












Há Uma Luz No Fim do Túnel - Há Espartanos no Congresso


Bom dia.
Há luz no fim do túnel.
Mesmo tratorados por uma maioria berrante e escandalosa, os que hoje são oposição lutaram bravamente ao longo do dia, tarde, noite e madrugada uma batalha desigual, fomentada por muita grana no futuro, através das emendas, cargos e favores.
Usando toda a experiência e competência inequívoca, senadores e deputados dos partidos que irão contrapor aos vexames dos súditos da regovernANTA, manobraram por quase o tempo de um dia inteiro contra o volume desproporcional de agressões, mentiras, infâmias e vilipêndios ao vernáculo e à gramática; com uma garra espartana; mesmo contra valores de porte, ainda que operem apenas do lado a favor de governos, desde os idos de Tomé de Sousa, como Renan Cabeleira Calheiros e Romero Eterno Líder Jucá.
Cenas dantescas se sucederam por toda sessão. Chocou-me sobremaneira a tentativa de vitimismo das parlamentares comunistas Jandira e Vanessa (não completo com sobrenome a propósito), que insistiram em se declararem ofendidas pela galeria no dia anterior, mesmo comprovadamente tendo usado homofonismos de "Vai Pra Cuba" com "Vagabunda", assim como todos aqueles que a elas se solidarizaram, usando o fato como bandeira de guerra e cavalo de batalha e, descarada e despudoradamente, vinculando a hipótese da ocorrência ao senador Aécio Neves, como se ele fosse o mentor do falso evento.
Ainda sobre o senador Aécio, ficou claro o caminho a ser adotado pela corja vermelha durante a próxima legislatura. Para desqualificar o processo de oposição, serão usados brutalmente os termos "candidato derrotado" e "descer do palanque"; aqui registrando este silvícola o conselho para que os partidos de oposição já desenvolvam um antídoto para tal
Não vou citar nome para não ser injusto por omissão de alguém, mas um time de muito bom nível técnico se montou. E ainda tem reforços a caminho. Temos alguma chance de nos fazer representar. 
Do outro lado, a submissão e vassalismo se renovaram numa incrível manutenção do mau-caratismo, incompetência linguística e argumentação pífia. Claro, tudo isso turbinado pela ostensiva gana por poder a todo custo, obsessão ilimitada por verbas e cargos e acentuado instinto de cheira-calçolas da horda que compõe a base alugada.
Apostemos mais um pouco na oposição antes de corrermos para as colinas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Black Friday no Brasil: Uma Chantagem Escancarada - Mais Um Crime da RegovernANTA.


O que se lê acima é um decreto da regovernANTA publicado no Diário Oficial da União em 28 de novembro passado, uma sexta feira negra (Black Friday), que no mundo inteiro buscava o bem, com reduções brutais de preços em produtos nas lojas e que aqui se transformou numa vergonhosa chantagem escancarada dos parlamentares para aprovarem o PNL 036/2014, a lei do calote, a lei do chuncho, a lei da gastança; que permitirá aos canalhas que nos governam (???) abater da meta fiscal os gastos hiper-faturados do PAC e as benesses eleitoreiras de renúncia fiscal que reduziu ou eliminou impostos ou taxações em produtos e serviços também para ajudar a fazer o diabo e ganhar as eleições.
A aprovação desta excrecência permitirá, num primeiro momento ao governo federal e, na sequência, a todos os níveis de governo e a todos os administradores públicos, nos três poderes, descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, um dos marcos da estabilização de nossa economia.
Será a liberação da gastança desenfreada e sem limites, o fim do compromisso de respeitar receitas e despesas num patamar decente e responsável no Brasil; do mesmo jeitinho que você faz na sua casa. Só se gasta no limite do que se recebe. É assim  que deve ser.
Como diria aquele locutor esportivo, PELO AMOR DE SEUS FILHINHOS, faça algo realmente concreto contra este absurdo. De nada adianta ficar "berrando" nas redes sociais. Naqueles ambientes, todos conhecem sua opinião. Use seu teclado mais ativamente. Use seus dedinhos com mais poder.
Ligue para 0800.619.619 (Câmara) ou 0800.612211 (Senado) e deixe seu recadinho de descontentamento para os congressistas.
No link disponibilizado pelo Coronel do Blog, tem o mailing de todos os deputados e senadores. Clique aí em cima, copie, cole e mande sua mensagem pra eles. 
Se estiver em Brasília, vá na manifestação em frente ao congresso hoje à tarde.
Faça alguma coisa.....

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cordelando 97: Pibinho, Pibinho Meu... Existe Algum País Mais Mal Administrado Que Eu?


Outra semana arretada,
Acontece no país.
Canalhice acontecendo,
Em frente a nosso nariz.
Por isso assunto não falta,
Pra fazer o meu cordel.
Isso é benção de Deus,
Coisa de Papai Noel.

Começou com Renanzinho,
Que até cabelo implantou.
Forçou uma barra danada,
Mas o projeto gorou.
Mesmo sendo relatado,
Pelo Romero Jucá.
Não vingou lei do calote,
Que a dentuça quer implantar.

Levou uma surra danada,
No congresso nacional.
Mendoncinha lhe meteu,
Numa bronca federal.
Com o dedo no focinho,
Igual briga no buteco.
Chamou ele de vergonha,
Da governANTA boneco.

Sobre o tema principal,
Que deu o nome ao cordel.
O pibinho foi quase zero,
Igualzinho a carrossel.
Gira e não sai nem do canto,
No centrinho se concentrou.
Crescimento que é bom,
Foi o que o gato cagou.

E os escândalos da moda,
Que não param de surgir.
Desta vez até os manos,
Que também sabem bulir.
Pras bandas do Mato Grosso,
Terra farta da união.
Ministro da agricultura,
Meteram mesmo o mãozão.

Nas grotas lá de São Paulo,
Marília cidade grande.
Onde o prefeito roubou,
Da saúde foi bastante.
Mas a surpresa maior,
Que se mostrou no caminho.
Foi o fato de ser mano,
Lá do Ministro Toffinho.

Teve dia de visita,
Na polícia federal.
Gente bacana vestida,
Tudo na beca legal.
Mas não puderam levar,
Lanchinho de bacalhau.
Só sabonete e pros dentes,
Um dentifrício normal.

Finalmente anunciada,
O time da governANTA.
Que vai cuidar do dinheiro,
E controlar a gastança.
O trio ja foi indicado,
Mas não tomou posse não.
Deixando pros atuais,
A atual confusão.

Mas falaram com firmeza,
O que pretendem fazer.
Aumentando o horizonte,
Para se fazerem crer.
Botaram num papelzinho,
Data, maneira e valor.
Mostrando pra todo mundo,
Que a putaria acabou.

Interessante esse tema,
Vindo de lá do PT.
Que é contra o conservismo,
Como costuma fazer.
Botando pra comanda,
A grana dessa nação.
Um conservador da porra.
Que tem na mão tesourão.

Pra não faltar o assunto,
De aumento pro povão.
Aumentaram combustível,
Energia e o Buzão.
Causando grande surpresa,
Quem na campanha enganou,
Mas agora é tarde nêgo,
Pois nela você votou.

Votei nele então reclamo,
Pois sumiu o mineirinho.
Couro come no congresso,
E ninguém vê o bichinho.
Aparecer vez em quando,
E fazer fala legal.
É pouco pra oposição,
Que tem que largar o pau.

Quem segurou mesmo o tchan,
Na hora do bate boca.
Com Renan e com Jucá,
Foi uns caras bom da gota.
Pegando no microfone,
Porrada pra todo lado,
Pauderney, Nilson Leitão,
Mendonça, Izalci e Caiado.

Mas a guerra não findou,
Ainda falta a sessão.
De todos parlamentares,
Do congresso da nação.
Deve ser segunda feira,
Em dezembro o dia dois.
Vamos ter que atuar,
Pois pode não ter depois.

Mande e-mail, ligue, xingue,
Do jeito que melhor lhe for.
Cobre dos cabras safados,
Mostre que você tem seu valor.
O que não pode ocorrer,
É virar um carnaval,
A dentuça querer fugir,
Da Responsabilidade Fiscal.

NOTA DO AUTOR:
Neste LINK, você encontra o e-mail de deputados e senadores. Invista 5 minutinhos, copie e cole na lista de destinatários e envie com seus comentários e queixas. O telefone grátis do congresso é 0.800.619.619 
Lembrem-se: estão tratando com "autoridades". Sejam gentis e polidos, mas sejam firmes.
Vamos encher o congresso com nosso protesto contra a libertinagem fiscal que vai retornar a nosso país.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Empalamento Coletivo


Com pompa e circunstância, deverá ser indicado oficialmente o glorioso Joaquim Levy para o ministério da fazenda. Provavelmente serão divulgados junto os nomes do novo ministro do planejamento e dos presidentes do Banco Central, Banco do Brasil e Caixa Econômica, para "acalmar o mercado".
Fato é que, com o simplesmente cênico ministro atual apenas esquentando a cadeira, Levy já deve começar a se mexer de imediato e não haverá o lance de transição, comum nas trocas e governos.
O tema de primeira ação é o tal de ajuste fiscal, o freio de arrumação das contas insanáveis do governo, basta ver a loucura que se passa no congresso para aprovar a lei do chuncho (ou do calote, ou da anistia da gastança, como preferir), mas isso é outra canalhice, que trataremos depois.
Para quem administra ao menos uma mesada que seja, sabe, que para restabelecer uma tabela desequilibrada de receitas e despesas, só tem como solução aumentar a primeira e diminuir a segunda.
De novo invocando a aprovação iminente da Lei do Chuncho, fica claro e evidente que a regovernANTA não tem a mínima intenção, e muito menos autonomia para reduzir despesa nenhuma. Diria este silvícola prepotente, ela vai é aumentar, sufocada pela pressão cada vez maior do peso do aluguel de sua base no congresso e pelo exorbitante custo da máquina aparelhada e inflada. Logo, só lhe resta mandar o incauto do Levy, caso aceite o cargo mesmo, iniciar seu ajuste pelo lado do aumento de impostos.
Agora há pouco ouvi a Míriam Leitão falando da redução imposta pela ANEEL sobre o valor máximo a ser cobrado das distribuidoras pelo megawatt-hora (MWh) no mercado spot de energia de R$ 822,00 para R$ 388,00. Isto é, vai se transferir o prejuízo das distribuidoras para as geradoras.
Como tudo que vem do gunverno, é mais uma falácia e enganação. Essa redução será apenas para diminuir o rombo dos caixas das distribuidoras e será pago por nós, pobres mortais, Ou você acha que não.
Com os reservatórios muito abaixo dos limites mínimos, as caras usinas termelétricas rodarão a todo vapor (ou queima de gás, óleo combustível e óleo diesel, para ser mais preciso) a um custo médio de R$ 1.128,00; isso se aguentarem o repuxo, pois estão operando no máximo de sua capacidade há muito tempo e não foram, em sua maioria, concebidas para isso.
Já tem até nome o PNC que vão nos enfiar: Encargos de Serviços do Sistema - ESS. Será uma taxinha a ser incluída nas nossas contas de energia, variando com nosso consumo e que alimentará um fundo para cobrir o rombo das geradoras. Outro fator de variação do diâmetro e do comprimento do PNC será a localização geográfica; por exemplo, o norte-nordeste tem uma participação maior das térmicas na matriz energética, logo o ESS será maior nestas regiões.
Pensa que acabou? Nã Nã Ni Nã Não.... Isso valerá a partir de 01/01/2015, pós-posse da regovernANTA.
Ainda tem a bagatela de 28 bilhões (40 bilhões, na versão das distribuidoras) decorrente de empréstimos que as empresas tiveram que fazer para se segurar depois da "bondade" da dentuça em reduzir as contas por decreto e pressão.
Pensa que acabou? BOBINHO(A).....
Está na agulha também o retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE a ser aplicada sobre os combustíveis, que não só vai impactar nos tanques de nossos carros mas também nos transportes públicos e de carga, além, é claro, no combustível das usinas térmicas citadas aí em cima, num efeito espiral de ENORME impacto sobre a inflação.
Podem por no rol de preocupações também a volta da Contribuição Provisória Sobre a Movimentação Financeira - CPMF, que a corja nunca engoliu ter sido extinta no congresso.
Çuas Inçelenças parlamentares estão articulando um aumentinho em seus salários na ordem de 26%, extensivo ao executivo. O povo da toga vai na sequência; então teremos mais surpresas pela frente.
Considerando ainda que a tabela de tributação da renda, na fonte ou na declaração de ajuste, divulgada com esplendor de chegada de imperador de Roma pela GORDA CAGADA no dia do trabalhador desse ano numa MP que, deixada ao relento e por sua própria conta e risco, vai caducar logo ,logo e, portanto, não será efetivada; podem imaginar o volume do FALO a ser inserido ânus adentro do sofrido contribuinte brasileiro a partir do ano que vem.
Só posso tentar atenuar a dor dos amigos.....


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Uma Vergonha Sem Par. Um Total Desrespeito à Lei


O que aconteceu ontem à noite na Comissão Mista de Orçamento foi uma vergonha jamais imposta pelo executivo sobre o congresso nacional. Na marra, sem o menor escrúpulo e superando todos os limites da canalhice, a base alugada do governo tratorou a oposição e conseguiu aprovar o projeto de lei que "flexibiliza" a meta do superávit primário, permitindo que, o que deveria ser um deficit de cerca de 116 bilhões, possa vir a se tornar um superavit de 10 bilhões, o que naprática vira uma anistia à gastança desenfreada feita pela regovernANTA para garantir sua vitória n eleição.
Agora, o projeto será debatida no plenário do Congresso Nacional, último passo antes da dentuça receber o cheque especial e abater integralmente os gastos com o superfaturado e incompleto PAC e as desonerações de impostos de alguns setores doadores da economia para o pagamento dos juros da dívida pública.
Duvido que tenham agilidade de fazer isso hoje ainda (25/11) mas, com a pressa em se livrar desse abacaxi e cobrar a conta da deelma, pode até ser. até porque tem uns 40 vetos presidenciais na fila de votação, o que bloqueia a pauta. 
Será a hora da oposição fazer o seu papel democrático e voar com os dentes expostos assim tipo, "oposição voraz", do mesmo modo que aquele pequeno e corajoso grupo de manifestantes que gritou durante toda a sessão da CMO palavras de ordem como "fora PT" e "estão metendo a mão", pra ser mais leve no tratar.
Destaco a ação dos deputados , Izalci, Ronaldo Caiado, Mendonça Filho e Pauderney Avelino que enfrentaram com garbo e determinação a postura ditatorial e prepotente do presidente Devanir e do relator Jucá, que ignoraram solenemente suas alegações. Basta ver que TODAS as 39 emendas e destaques forma rejeitadas por Jucá sem ao menos dar satisfação do porquê. Nem a discussão  foram disponibilizadas.(DEM).
A linha de argumentação da corja é que o importante é que sejam concluídos "programas e ações" executados por deelma, Estados e municípios, além da "situação internacional delicada", de modo que poucas economias estão praticando superávits primários. 
Na modesta opinião deste silvícola, os "aliados" da regovernANTA indicaram que, poderão aprovar o projeto de lei que autoriza o descumprimento da meta fiscal de 2014, mas vão querer uma sinalização sobre o butim do ministério, com a definição do espaço de cada partido no segundo mandato.