Read In Your Own Language

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Uma Nova Tribo


Estou apresentando uma nova Tribo dos Manaós... Mais ágil, mais leve, mais dinâmica; mas (viu como é diferente?) sempre atual e atuante. Esperamos estar mais próximos com vocês e interagirmos mais intensamente e para isso queremos que participem com muita presença. Atualizaremos com mais frequência tão logo saibamos das notícias; mantendo nosso compromisso com a verdade, a ética e os bons valores.
Vamos em frente que muita luta nos aguarda e meu homônimo inspirador, o Cacique AJURICABA está me cobrando muita ação...

sábado, 18 de abril de 2015

Ausência


Saudações minha gente. A Tribo está meio largada porque este cacique está assoberbado. Porrada de programação de obras por fazer e pouco tempo. Sob pressão o tempo inteiro.
Mas, igual a caldeira, respondo bem à pressão. 
Volto logo...
Grato pela visita

quinta-feira, 19 de março de 2015

Cordelando 113: Dois em Um - Milhões na Rua


Semana passada enrolado,
Cordel não pude fazer.
Mas não pensem meus leitores,
Que eu ia me esquecer.
Assunto não me faltou,
A corja vermelha alimenta.
Vamos fazer nosso verso,
Quem faz merda se arrebenta

Uma coisa se sabia,
Que rolava uma pontinha.
Pra quem postava nas redes,
E da corja se mantinha.
Se sabia de robot,
Postando as coisas sozinho.
Pra levantar o IBOPE,
Do que fosse vermelhinho.

Sabia mas não provava,
Mas isso já se acabou.
Ontem vazou documento,
Que o gunverno editou.
Secretário responsável,
Pela comunicação.
Deixou vazar relatório,
E causou a confusão.

Milhões gastos com blogueiros,
Que só escrevem coisa boa.
Os robot que repercutem,
E a coisa toda ecoa.
Parecendo ao mundo todo,
Que a Tag está bombando.
Enquanto a governANTA,
O povo vai enrolando.

Mesmo assim o Rui Falcão,
Acha que é mal empregado.
Pois ainda tem dinheiro,
Pra quem é do outro lado.
Diz que vai cortar verbinha,
Pra quem der repercussão.
Daquele que for contrário,
Ao que pensa o partidão.

Se isso não é ditadura,
E controle da imprensa.
Que não é a repressão,
A todo mundo que pensa.
Só pode ser que quem vai,
Na rua pra protestar.
Realmente estes canalhas,
Já começa a incomodar.

Por falar em ir pra rua,
Mostrando a indignação.
Palmas para os brasileiros,
Que foram lá de milhão.
Em tudo quanto foi canto,
Do Oiapoque ao Chuí.
Verde-amarelo se via,
Na paz e sem confusão.

Gente de toda matiz,
Grana, idade, cor e fé.
Portando faixa e bandeira,
Apitando em marcha a pé.
Lotaram as vias públicas,
Nas cidades do Brasil.
Mostrando que tamos juntos,
Contra o povo do covil.

Pedia-se quase de tudo.
Pelo bem desse país.
Que se consertem os erros,
Pro povo viver feliz.
Chega de patifaria,
Roubo e corrupção.
Devolvam lá o dinheiro,
Que roubaram da nação.

Fato é que deu bom fruto,
O povo todo na rua.
Viu-se lá que a governANTA,
É mais uma que tá nua.
Despencou o bom conceito,
Que ela pensava que tinha.
Baixou mais que a Cantareira,
Restou só uma raspinha.

Madame se assustou,
Convocou a reunião.
Deu a porrada na mesa,
Chamou o seu palavrão.
Botou nêgo pra correr,
Pra arranjar solução,
Pra não ficar bem na mira,
Do povo dessa nação.

Inventou a lenga-lenga,
De fazer um pacotão.
Mandando para o congresso,
Lei com sinalização.
De prender quem pega grana,
Cheia de corrupção.
Mas que buscou lá no fundo,
Só viu foi repetição.

Basta buscar lá no Google,
Que se acha bem ligeiro.
Que desde 2005,
Já se usa esse arrudêio.
De mandar para o congresso,
Um enorme pacotão.
Que nunca sai do papel,
E engana toda nação.

Eu penso que mais um pouco,
A dentuça vai cair.
Não se sustenta no topo,
A quem só quer iludir.
Se não cai será pior,
Pois não vai mandar mais nada,
E vai ficar só reclusa,
No Palácio da Alvorada.

Uma nota muito triste,
Tratando de ação na rua.
Foi se soltar bléquiblóqui,
De que abriram charrua.
Pois mataram jornalista,
Que tava lá pra cobrir.
Sem mesmo se apresentar,
A verdadeira ABI.

Outra faceta ligeira,
Dessa vez é pra sorrir.
Cid Gomes no Congresso,
Desculpa não foi pedir.
Reiterou que lá achacam,
O poder executivo.
Pode ter pegado a conta,
Mas fez discurso abrasivo.

Vamos aguardar um pouco,
Pra ver a merda que dá.
O resultado das ruas,
Pois algo tem que mudar.
Pra não deixar esquecido,
O grito que lá surgiu.
Tem outra vez programado,
No dia 12 de abril.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Cordelando 112: Sobre Lista, Rol e Relação


O mote dessa semana,
Circulando no Brasil.
Foi a lista do Janot,
Que finalmente surgiu.
Quem estava enrolado,
Com o clube do bilhão.
Essa grande roubalheira,
Que assustou a nação.

Depois de muito apurar,
MP finalizou.
A relação dos bandidos,
Que Sérgio Moro apurou.
Separaram empreiteiros,
E o povo meio peão,
Levando as otoridades,
Pro Supremo da nação.

Tem Renan, Cunha, Jucá,
Delcídio, Costa, Lobão.
E ainda falta surgiu,
Um monte de figurão.
O casal da falcatrua,
Na lista não vai faltar.
Gleise Hoffman e Bernardo,
Sumido no Paraná.

Já vazou que tem na lista,
Nome de governador.
Pezão e Tião Viana,
Negromonte já boiou.
Do senado tem mais gente,
E da câmara também.
Tem ministro, secretário,
Não escapou quase ninguém.

Um fato bem pitoresco,
Do rol do procurador.
Foi ter incluído Aécio,
Que depois se retirou.
Da mesma forma que fez,
Com aquela garbosa infanta.
Entrou e saiu da lista,
A nossa regovernANTA.

Entretanto fico murcho,
Com o desfecho que se deu.
Não mandou abrir processo,
Acho até que ele tremeu.
Pediu só pra investigar,
Vasculhar tudo de novo.
Ao invés de prender logo,
Quem roubou o nosso povo.

Antes de se apresentar,
Ao ministro Teori.
Janot fez a romaria,
Pra na lista ele bulir.
Levou pra ver a danada,
O ministro Cardosão.
E na primeira passada,
Já tirou lá um montão.

Depois mostrou para o Temer,
Que também deu uma olhada.
E quem sabe aproveitou,
E deu mais uma cortada.
Mas mesmo assim tá difícil,
De todo mundo excluir.
Pois no rol dos empreiteiros,
Muita gente vai surgir.

E ainda falta surgir,
A empreiteira baiana.
Construtora Odebrecht,
Nem um pouco muquirana.
Bancava o 9 dedos,
Avuando mundo inteiro.
Enquanto fazia caixa,
Com nosso santo dinheiro.

Claro que não finda logo,
O processo só começa.
Vai rolar monte de ano,
Até concluir a peça.
Mas a esperança não morre,
De um dia se acabar.
E esse monte de safado,
Na cadeia ir parar.

Enquanto isso doutor,
Bloqueie tudo o que têm.
Não deixe vender nem dar,
Nem deixe fugir ninguém.
Cancele os passaportes,
Feche todas as fronteiras.
Mande carta pras empresas,
Avise as bilheteiras.

Saporra não fica assim,
É vergonha pra nação.
Já que somos conhecidos,
Como país de ladrão.
Não deixe ficar barato,
Nem que se torne normal.
Precisamos acabar,
Com a vergonha nacional.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cordelando 111: Se Querem Guerra, Terão. Agora não é Hora de Afrouxar





NOTA INICIAL: geralmente uso uma única imagem para ilustrar os post aqui na Tribo. Hoje, sinto-me obrigado a usar duas para ressaltar a ameaça real feita pelo 9 dedos em sua "defesa da Petrobras" ante-ontem (24/02) tendo como palco a sede de uma improvável coiteira a Associação Brasileira de Imprensa - ABI e como convocantes a óbvia CUT e outra surpreendente Federação Única dos Petroleiros, a quem deveria defender os interesses dos empregados e não dos bandidos que estão destruindo a empresa.
Disse o meliante: " Se eles querem guerra, nós vamos à guerra. É só o Stedile por o exército dele na rua". A amostra está aí. Pessoas ameaçadoras e armadas já mostrando que "vão fazer o diabo"  pra manter o poder e a chave dos cofres. Não vamos nos intimidar.
Agora vamos ao cordel...
===============================================================
Tem coisas que se contar,
Quase ninguém acredita.
Quando pensa que acabou,
De novo é nós na fita.
No gunverno do PT,
A coisa é bem assim.
A canalhice que surge,
Nunca parece ter fim.

O país quebrado e meio,
Devendo o que já não pode.
Precisando cortar gasto,
Porque senão já se fo**.
A invés de fazer isso,
Começando a não dever.
Só se vê aumentar gasto,
E quem paga é você.

Aumentaram a conta CIDE,
Cortaram abono do PIS.
Boicotaram as viúvas,
Só ideia infeliz.
Dificultaram as coisas,
No seguro-desemprego.
Mas não cortaram um zero,
Dos que vivem no borrego.

Quando subiu a despesa,
Do diesel do caminhão.
O carreteiro arretou-se,
Pois não aguenta mais não.
Estrada tá uma merda,
Pedágio tá pela morte.
Coitado do motorista,
Entregue à própria sorte.

Fecharam tudo que é estrada,
Pararam país inteiro.
Ou baixa o que nós pagamos,
Ou prendam o cachaceiro.
Chamaram pra conversar,
Empurrando com a pança.
Já que o ministro falou,
Não conhecer liderança.

Enquanto isso na cidade,
Prateleira esvaziou.
No mercado e na feira,
O produto escasseou.
No campo parou foi tudo,
Não se colhe nem se abate.
O que não pode vender,
Vai pro lixo sem debate.

A dentuça veio a público,
Falou na televisão.
O que aumentou foi a CIDE,
Não foi combustível não.
Ou seja, pergunto eu,
Se aumento não teve não;
Quer dizer que vem mais coisa,
Que se prepare o povão?

Mas não ficou tão barato,
A besteira que fizeram
A agencia baixou a nota,
O grau já não contiveram.
Deu um grande bololô,
E a dentuça respondeu.
O problema com a nota,
É que a agência não entendeu.

E disse mais a danada,
Nem consegue se conter.
A culpa da merda toda,
Quem tem é FHC.
Se ele tivesse feito,
A correção no passado.
O país não estaria,
Nesse buraco arretado.

Pra isso só tem um jeito,
Mesmo pra quem crente não é não.
Contratar o adEvogado,
Que cuidou lá do Fluzão.
Ou chama Dudu Cardoso,
Ministro da porcaria.
Pra acertar um conchavo,
Na cozinha ou na coxia.

E isso é só começo,
O roubo vai ser maior.
Quando chegar lá no banco,
Vai dar o maior boró.
O dinheiro que mandaram,
Pra fora dessa nação.
Sem controle e no sigilo.
Não tendo licitação.

Preocupado com o que pode,
Jogar mais merda no meio.
Coutinho procurou congresso,
Pra ir tratando do bloqueio.
De possível CPI,
Que vai tudo complicar.
E o resto do Brasil,
Na lama se chafurdar.

Outro caminho preventivo,
É o Supremo Tribunal.
Tá não mão do Teori,
O processo principal.
Que inventou um termo novo,
Na hora que for julgar.
Os "Inquéritos Ocultos",
Como pretende chamar.

Como tudo vira graça,
Logo abaixo do Equador.
Teve um juiz federal,
Que do cargo abusou.
Cansado de andar no carro.
Pago pelo tribunal.
Pegou o Porsche do Eike,
Porque achou mais legal.

Também levou Land Rover,
Pôs a bicha na garagem.
Pois se fosse com mais gente,
Dava só uma viagem.
Pras horas vagas que tinha,
E querendo relaxar.
Levou também o piano,
Pro Mozart poder tocar.

No congresso, um atentado,
Pra vergonha nacional.
Deputado usa verba,
Para um fardo adicional.
Quando forem avuar,
Pelo Brasil lá pra cá.
Podem às custas de seu povo,
A muié junto levar.

Precisamos nos ligar,
Em atenção se manter.
Seja impeachment ou intervenção,
Algo tem que acontecer.
O que não pode é ficar,
Correndo assim como está.
Rou todo acontecendo,
E nós aqui pra pagar.

Derrubem este governo,
Prendam tudo que é ladrão.
Demitam os congressistas,
Convoquem nova eleição.
Ponham as coisas no lugar
Dentro ou fora da lei.
Pois eu não aguento mais,
Desse cavalo apeei.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Usinas Hidrelétricas


Sabe por que o Brasil está entrando em colapso energético? Não?
Então, por favor, leia com atenção os dados abaixo que entenderá perfeitamente.


Depois de conferir se são verdadeiros, favor passar adiante, pois tem muita gente que não sabe disso, e a seiva da ignorância é que nutre e mantêm os políticos safados no Poder.
RELAÇÃO DAS MAIORES HIDRELÉTRICAS EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL, QUE ESTÃO PRODUZINDO MAIS DE 1000 MW:


1- Hidrelétrica de Itaipu...........................................14.000 MW- Construída na década de 80;
2- Hidrelétrica de Tucuruí........................................8.370 MW- Construída na década de 80;
3- Hidrelétrica de Ilha Solteira.................................3.444 MW- Construída na década de 70;
4- Hidrelétrica do Xingó..........................................3.162 MW- Iniciada em 82 e concluída em 1994;
5- Hidrelétrica de Paulo Afonso IV...........................2.462 MW- Concluída em 1979;
6- Hidrelétrica de Itumbiara......................................2.082 MW- Concluída em 1981;
7- Hidrelétrica de São Simão....................................1.710 MW- Concluída em 1978;
8- Hidrelétrica de Foz da Areia.................................1.676 MW- Concluída em 1979;
9- Hidrelétrica de Jupiá.............................................1.551 MW- Concluída em 1974;
10- Hidrelétrica de Itaparica......................................1.500 MW- Início da obra 79- operação 1988;
11- Hidrelétrica de Itá................................................1.450 MW- Início da obra 96, término 2000;
12- Hidrelétrica de Marimbondo...............................1.440 MW- Construída de 1971 a 77;
13- Hidrelétrica de Porto Primavera..........................1.430 MW- Construída entre 1980 e 88;
14- Hidrelétrica de Salto Santiago.............................1.420 MW- Entrada em operação, 1980;
15- Hidrelétrica de Água Vermelha...........................1.392 MW- Entrada em funcionamento 1979;
16- Hidrelétrica de Segredo.......................................1.260 MW- Construída entre 1987 a 91;
17- Hidrelétrica de Salto Caxias................................1.240 MW- Construída entre 1995 a 99;
18- Hidrelétrica de Furnas.........................................1.216 MW- Inaugurada em 1963;
19- Hidrelétrica de Emborcação................................1.192 MW- Início de operação 1986;
20- Hidrelétrica de Machadinho................................1.140 MW- Construída de 1997 a 2002.
21- Hidrelétrica de Salto Osório................................1.078 MW- Entrou em funcionamento em 1975;
22- Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto.........................1.050 MW- Início de operação, 1969;
23- Hidrelétrica de Sobradinho..................................1.050 MW- Construída entre 1973 e 79.


Notem que, das 23 maiores hidrelétricas em operação no país, 20 foram obras dos governos militares, sendo que Itaipu é a 2ª maior usina do mundo e Tucuruí a 5ª.
Não há sequer UMA OBRA de grande porte no setor de energia, iniciada e terminada no governo petista.
 A única coisa que estão fazendo é ressuscitar as termoelétricas, verdadeiros dragões para o meio ambiente e um veneno para a economia.
​ ​
Nos últimos 25 anos não fizeram mais nada! O que tem por aí são “puxadinhos” e obras intermináveis, superfaturadas, roubadas, assaltadas e saqueadas pela monstruosa máquina de propaganda e roubalheira instalada nas entranhas da governança, como é o caso da Usina de Belo Monte, que aliás, vai sair o olho da cara e terá uma pífia produção de energia.

E ainda tem gente que acredita que essa crise do setor elétrico, é culpa do pobre do SÃO PEDRO.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Racionalização X Racionamento


Andei fazendo uns exercícios sobre a composição do consumo de energia usando os dados do Operador Nacional do Sistema - ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Câmara de Comércio de Energia Elétrica - CCEE, Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE e outros órgãos afins; que fui conseguindo com a ajuda do São Google.
Cheguei à conclusão assustadora que, se forem feitos enormes e caríssimos esforços educacionais e de mudança de hábitos por todas as concessionárias junto a seus clientes, hoje uma economia de energia que seja substancial para permitir ao frágil sistema elétrico brasileiro atender a carga em condições mínimas de segurança, sem apagões, depende mais do consumo nas residências do que na indústria ou comércio.
Senão vejamos...
A partir dos eletrointensivos (as indústrias que têm na energia o maior de seus insumos: siderurgia, cimento, petroquímico, papel e celulose, etc), é notório que fazem análises permanente de seus processos e buscam novas tecnologias para reduzir custos e aumentar as margens de lucro. O fato de serem subsidiadas e serem passíveis de terem maiores aumentos de tarifa, não os assusta, pois se assim o for, mudam para países que os conceda; além de terem sempre a seu lado a ameaça de fim de empregos, redução de divisas, etc, etc. 
Com a sistemática redução de produção nos demais setores industriais com a economia mais fraca, as empresas já cortaram a produção e não têm muito o que baixar. Além disso, a indústria já vem investindo em projetos para combater o desperdício de energia há algum tempo e reduziu o consumo nos últimos quatro anos pra poder balancear as garantias de manutenção de empregos que deram durante o período de incentivo fiscal que receberam. E ninguém vai investir em tecnologia pra reduzir custos em épocas de incertezas tão altas.
O setor comercial pode contribuir um pouco. Shoppings Center, supermercados e grandes magazines podem atacar seus programas de operação dos grandes "gastadores de energia", como ar condicionado, centrais frigoríficas, iluminação de salões e estacionamentos, etc. 
Antes de abordar o consumo residencial, onde pretendo apresentar minha tese, quantifico o perfil de consumo por classe no Brasil, para facilitar o entendimento:

  • Industrial    --> 37%
  • Comercial   --> 16%
  • Residencial --> 28%
  • Rural           --> 5%
  • Outros         --> 14% (Iluminação Pública, Consumo Próprio, Serviços Públicos)



Destaco aqui que a importância do setor residencial é enorme no perfil de consumo brasileiro.

Sendo bastante otimista, tomando como base o trabalho que fiz no passado com Conservação de Energia em todas as áreas de consumo, na situação atual do parque industrial e do sistema comercial, fazendo um grande esforço e com muita participação do lado das empresas, dá pra reduzir uns 5% no setor industrial e uns 20% no setor comercial.
Ainda trabalhando com números redondos, tem-se hoje uma ponta de carga da ordem de 85.000 MW para uma capacidade instalada de geração da ordem de 130.000 MW.
Pelo porte das usinas instaladas e da interligação existente entre sistemas, é razoável se pensar que se tenha indisponível por necessidade de manutenção, algo em torno de 10% da capacidade girante (tudo que se pode dispor ao mesmo tempo); ou seja tem-se sempre 117.000 MW para fazer frente a uma ponta de carga de 85.000 MW, o que significaria uma reserva de 32.000 MW ou 27%.
Considerando o estágio atual dos reservatórios e a participação da geração hidráulica, temos que considerar uma redução de uns 20%, no mínimo, na capacidade de geração.
Neste caso e ao final, teríamos 93.000 MW disponíveis para uma ponta de carga de 85.000 MW, considerando que a tendência é que se mantenha a carga máxima já registrada, ou seja, a reserva é de apenas 8.000 MW; apenas uns 9%, o que é muito pouco.
Trabalhando com muita competência (o que não é o caso do atual governo) e com uma extraordinária resposta de educação  da população (o que também é difícil de se acreditar) num tempo de resposta compatível com a evolução do conjunto carga X geração (o que sabemos ser praticamente impossível, com a letargia patente de ambas as partes envolvidas) pode-se pensar em dobrar a reserva reduzindo o consumo na faixa residencial. Seria algo como tentar fazer uma economia de 30% em média por residência, o que comprova o que quero demonstrar: a carga maior de redução cairá sobre o consumo residencial. 
Com os "incentivos fiscais eleitorais" da regovernANTA, a população mandou o pau e comprou ar-condicionado para em todos os cômodos, máquina de lavar, secar, fazer pão, panela elétrica pra fazer arroz, forno de microondas, trocentas TVs de LED, etc. Tudo isso é muito prático, traz muito conforto, mas somando tudo, o resultado é mais consumo de energia. E agora que se acostumou a isso vai ter que perder. O desafio é saber usar sem exageros.
O outro lado da mesma moeda é INVESTIR em tecnologia. Trocar lâmpadas para unidades LED, trocar bombas d´água de condomínios e eletrodomésticos por equipamentos de melhor rendimento e menor consumo. Mas como, se estamos endividados até o pescoço?
Tem mais. As famílias ainda têm o hábito de não se desfazer do que é antigo. A geladeira nova está aí, e na área, a velha, ligada na varanda.
Como educação não é nosso forte, já viram que a coisa vai feder...
Possível é, mas requer verbas enormes para campanhas educativas e tempo para a população absorver os conhecimentos e ensinamentos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cordelando 110 Carnis Vallis


Acabou-se o carnaval,
A quaresma já chegou.
Com a grana recebida,
Beija-flor foi quem ganhou.
Mas enquanto o samba cala,
E a poeira vai baixando.
No Brasil após folia,
A sujeira tá aumentando.

A melhor que aconteceu,
Bem no meio da folia.
Foi reunião na esplanada,
A grande melancolia.
Da empreiteira advogado,
Foi com ministro encontrar.
Numa surdina danada,
Começaram a tramar.

Disse lá a autoridade,
Não se avexem por favor.
Que depois do carnaval,
Vai acabar bololô.
Já mandei fazer decreto,
Troquei tudo de lugar.
No acordo de vocês,
Não precisa delatar.

Pra furarem apuração,
Juiz desmoralizar.
Inventaram uma regra,
Pra contrato resgatar.
Faz acordo com o governo,
Pede perdão, diz que errou.
Não entrega mais ninguém,
E o caso se abafou.

E como deu muito IBOPE,
A conversa sorrateira.
A coisa subiu de nível,
Pra não levarem rasteira.
Já foram buscar ajuda,
Com um que diz não ter medo,
Procuraram no instituto,
O ômi dos 9 dedos.

Enquanto isso no congresso,
Coisa começa a esquentar.
O pacote de maldades,
Vão começar a votar.
Dona deelma preocupada,
De novo ser derrotada,
Mandou lá seu ministros,
Para dar uma acalmada.

Vão buscar subterrâneos,
Explicando a putaria.
O que pode acontecer,
Se não lhe derem valia.
Vai acabar de dar cargos,
Regalia no orçamento.
E também vai vetar tudo,
Que possa gerar aumento.

Fora das nossas fronteiras,
A coisa tá complicada.
A "grande pátria" progride,
Não vai ficar entocada.
O grande sonho da corja,
De implantar a União.
De repúblicas soviéticas,
Dentro de nosso rincão.

Acima do Equador,
Democrática demais.
Como disse 9 dedos,
Há alguns anos atrás.
Prenderam o seu prefeito,
Da Caracas capital.
Somente porque falava,
Mau do governo central.

Do outro lado da peça,
Na terra que toca tango.
Onde mataram dotô,
Que andava investigando.
A Cretina presidente,
Que domina pra danar.
Por permitir terrorismo,
Contra os judeus de lá.

Aqui do ladinho esquerdo,
Lá pras bandas do Equador.
Presidente Rafael,
A polícia castigou.
Por fazerem movimento,
Reclamando de salário.
Perderam foi seus direitos,
Por saírem do armário.

Todo mundo aqui se lembra,
Do ocorrido no DF.
Quando Agnelo saiu,
E revelou-se o blefe.
Onde antes ele dizia,
Seu governo atuar.
Na verdade era mentira,
Pra eleição conquistar.

Igualzinho hoje ocorre,
No governo federal.
Não se pagou uma conta,
Quando chegou o Natal.
Tinham que mostrar as contas,
Tinha que sobrar algum.
E que mesmo com o calote,
Não deu superavit nenhum.

Pra fechar o meu cordel,
Uma coisa eu alerto.
Liberdade no Brasil,
Não se pode dar por certo.
A todo momento inventam,
Algo pra se camuflar.
Roubatinas do governo,
Sempre surgem pra ocultar.

Uma hora não dá mais,
Pra fazer dentro da lei.
E vão querer virar jogo,
Só com a palavra do rei.
Acabou-se o que era doce,
Só nos restará dizer.
Caladinhos para sempre,
Todos nós vamos sofrer.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cordelando 109: Não Tem Pausa Nem No Carnaval


Me preparando pro Galo,
Mas cumpro a obrigação.
De colocar no cordel,
Fatos de nossa nação.
Pois a corja não bobeia,
Nem dá sossego geral.
O furdunço continua,
Mesmo até no carnaval.

Imagina, Vê se pode,
Coisa dessa acontecer.
Aquele que deveria,
Justiça fazer valer.
Du Cardoso acertando,
Com bandido safadão.
Que depois do carnaval,
Ele abafa o Petrolão.

Um absurdo danado,
Impossível aceitar.
Um ministro de estado,
Querendo chuncho abafar.
Tentando por fim da força,
Esconder a governANTA.
Pedindo pro seu comparsa,
Acalmar a delatança.

O outro não se conteve,
Pôs a boca no trombone.
Diz que era um tal de Bob,
O codinome do ômi.
O tal primeiro ministro,
O tal capitão do time.
Que comandava o roubo,
E era o chefe do crime.

Curioso foi também,
Presidente do PT.
Fingindo que tava puto,
E ameaçou pra valer.
Ia às raias da justiça,
Com o delator enxerido.
 Que disse que deu a grana,
Pra eleger o partido.

Outra grande novidade,
Que parecia lorota.
Pois já podem extraditar,
Vindo do país da bota.
O Henricão Pizzollato,
Lá do Banco do Brasil.
Que usou cidadania,
E coma a grana fugiu.

E por falar em jatinho,
De fuga sensacional.
Quem ainda não pintou,
Na folha policial.
Foi o grande 9 dedos,
Palestrante e Dotô.
Que por conta da Odebrecht,
Pelo mundo viajou.

Essa bendita empreiteira,
Tá lisa que nem muçu.
Todas as outras enroladas,
E ela nem no sururu.
Mas vai chegar boa hora,
De por o laço no nó.
E Moro vai por a mão,
No dono da CNO.

E a nossa petroleira,
Arrombada pra danar.
A quem não falta mais nada,
Pra falência decretar.
Não é que no meio do mar,
No buraco da extração.
Fizeram uma cagada,
Que causou uma explosão.

Como não fosse bastante,
No dia que sucedeu.
Veio lá uma juíza,
E a merda toda se deu.
Penhorou o edifício,
Onde fica a direção,
Aquele lá bonitinho,
Com buraco e quadradão.

O povo tá tão nervoso,
Ao ver tanta confusão.
Que qualquer coisinha nova,
Já fica com o cu na mão.
Circulou na internet,
Causando boataria,
Que passado o carnaval,
Poupança se atingiria.

Corre-corre foi danado,
Cada uma que se cuidasse.
Com medo que a governANTA,
A poupança confiscasse.
Logo Levy editou,
Uma nota pra nação.
Dizendo que na poupança,
Não ia meter a mão.

Tentando desesperada,
Um contato com Tio Sam.
RegovernANTA mandou,
Armando com uma maçã.
Conversar com uzianquis,
Numa g rande comitiva.
Pra aumentar o comércio,
Numa agenda positiva.

No congresso a briga é grande,
Na disputa do poder.
Dudu Cunha mostra as unhas,
Faz dentuça amolecer.
Aprovou o tal projeto,
Que parecia nocivo.
E implantou na nação,
Orçamento Impositivo.

Agora vai se fechando,
O cerco ao espinhel.
Do povo que se encontrava,
Na sala daquele hotel.
Iam lá pra encontrar,
Dirceu o Pedro Caroço.
Pra receber sua grana,
Sem causar o alvoroço.

Fato que tá acochando,
A corja já tá nervosa.
Mesmo com a terra seca,
A nuvem já tá chuvosa.
Falta pouco pra boiar,
Quem manda nesse festim.
E mandar para a cadeia,
O chefe desse butim.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Quem Entende de Lucro é Banqueiro


Nada de amadorismo, nada de improviso, nada de ações desbaratadas.
Se o problema da Petrobras é fechar o balanço, põe um banqueiro que a josta fecha, nem que seja na marreta.
Sabem aqueles 88 bilhões que foram expurgados das contas da empresa e que a Price Waterhouse Cooper - PwC se recusou a endossar? Pois bem... O glorioso Aldemir Marchiori Bendine vai justificar com todos os dígitos que não se usou o valor no balanço simplesmente porque não era possível definir quanto da bufunfa sumiu por corrupção e quanto vinha de fatores banais e corriqueiros como, por exemplo, "falhas em projetos e planos".
Não é simples?
Como se tem dúvida se roubaram ou queimaram por incompetência, esquece a bronca e voilá...
E ainda se acalma a regovernANTA que pariu uma jaca quando a graciosa falou da babita nas entrevistas.
Achou pouco? Então segura na peruca: Bendine ainda diz que, além de sumir com a "verba da propina", até aqui contabilizada como investimentos, a empresa vai "ajustar" seus ativos, coisa de uns R$ 300 bilhões, a "valores mais reais, que realmente representem com clareza e transparência" o valor da estatal. Isso sim é coisa de profissional...
Mais uma cosita: como as reações à sua nomeação para uma empresa, da qual entende tanto quanto eu de navegação cósmica, foi terrível, no afã de demonstrar que tem autonomia suficiente pra fazer suas tarefas, como requer o mercado, afirmou que ela lhe foi dada pelo Conselho de Administração da empresa, que referendou a "indicação" da dentuça e que os seis anos à frente do BB o credenciam ao cargo. Claro que pulou aquele lance da grana viva pra comprar apartamento mesmo sendo funcionário de carreira em banco e a cessão de créditos sem garantia pra gostosona de sua intimidade.
Tá. Até aí é blá-blá-blá e nhem-nhem-nhem.
O que quero tratar é: a diretoria vai pedir ao Conselho de Administração que renove, sem licitação, o contrato com a PwC por mais dois anos, pela bagatela de R$ 47 milhões; quase 150% sobre o valor do contrato anterior (perto de 20 milhões entre 2012 e 2014). Na visão da diretoria, é preciso "alinhar" o contrato da consultora para valores mais próximos ao de mercado.
Isso vai à reunião do conselho no dia 27 e já tinha sido apresentada pela belezura da Graça Foster com a justificativa de que "nenhuma outra firma de auditoria toparia assumir a situação agora".
Só lembrando: a Petrobras tem que enviar o balanço anual auditado aos organismos de controle brasileiro e americano (CVM e SEC) até 30 de abril, quando vence o prazo para que o balanço seja apresentado a credores, sob risco de desencadear o vencimento antecipado de dívidas da estatal e lance a pá de cal na empresa.
Agora fica a dúvida: vão aprovar ou não a contabilidade criativa do bonitão?